Psicologia com Psicologia

10 Episodes
Subscribe

By: Psicologia com Psicologia

por Fernando Cipriano - Psicologia com Psicologia

Ep162- A Vocação do Psicólogo Clínico
#162
10/22/2023

O talento inato de servir aos outros deve ser acompanhado da escolha de praticá-lo produzindo, assim, a materialidade da missão. Em relação ao clínico na psicologia, a tarefa consiste em constituir-se na referência afetivo-existencial para o paciente.

Imagem Josh Hild / Pexels

 


Ep161- Fake News: ovo, água quente, chocolate diet
#161
10/15/2023


As Fake News que mais viralizam na Internet são as informações sobre saúde e, dentre elas, as campeãs referem-se ao emagrecimento. O que os especialistas em Nutrição consideram prejudicial porque as pessoas podem acreditar na notícia e prejudicar a saúde ao fazer dietas ou exercícios errados.

Capa Caixa de chocolates / Pixabay

 


Ep160- Fake News: Jovem ou Idoso?
#3
10/08/2023


Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês: fake news) são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet. Essas noticias referem-se a um tipo de jornalismo ou propaganda amarela, fraudes espalhadas por meio de uma impressa tradicional, transmissão informal ou através das redes sociais.

Imagem:
Andrea Piacquadio / Pexels

 


Ep159- Mecanismos de Defesa - Parte II
#159
10/01/2023


Nesse podcast apresento mais exemplos dos Mecanismos de Defesa: a formação reativa, o humor, a dissociação, a identificação, entre outros.

Imagem
SimedBlack / Pixabay

 


Ep158- Mecanismos de defesa
#158
09/24/2023


Os mecanismos de defesa são manifestações psicológicas que têm como objetivo manter a integridade do ego perante os estímulos externos e as exigências das outras instâncias psíquicas, o Id e Superego. Freud, o criador da Psicanálise, destaca que eles são universais, ou seja, todo sapiens sapiens os utiliza, em maior ou menor grau, sendo que o uso excessivo pode abrir as portas para os transtornos psicológicos.

Imagem da capa: Pixabay

 


Ep157- Ludoterapia
#157
09/17/2023


A Ludoterapia, também conhecida como psicoterapia infantil, acontece em decorrência da capacidade de simbolização do sapiens sapiens. Ou seja: existe um pensamento denominado simbólico que nos permite representar na mente, através dos símbolos, a realidade do ambiente.

Imagem Kevin Jarrett / Pixabay

 


Ep156- Mulheres do Conhecimento Psicológico - Anna Freud
#156
09/10/2023


A filha caçula de Sigmund Freud, Anna Freud, compõe o grupo seleto de teóricos do comportamento humano. Ela, num grupo ostensivamente masculino, teoriza sobre o ego e sua importância para o desenvolvimento da personalidade do sapiens sapiens e cria a possibilidade do atendimento infantil através da psicanálise para crianças.

Foto Anna Freud

 


Ep155- Supervisão Clínica
#155
09/03/2023


O psicoterapeuta, ao conversar com outro psicólogo sobre o seu atendimento, possibilita a construção do conhecimento sobre o funcionamento mental do sapiens sapiens. É quando partimos do singular para o geral, do reconhecimento dos ajustes dos componentes psicológicos e da constatação da conexão entre mente, cérebro, corpo, desejo e afetos.

Imagem Saúde mental / Pixabay

 


Ep154- Psicodrama
#154
08/27/2023


Em meados de 1920, o psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno, criou uma abordagem terapêutica denominada Psicodrama: ela consiste em representar situações da vida real em um palco, onde os pacientes atuam como personagens em uma espécie de teatro improvisado.

 


Ep153- O sapiens sapiens e o cachorro
#153
08/20/2023


Na Etologia clássica, parte da Zoologia, que estuda o comportamento animal existe um estudo comparativo que afirma que o apego entre pais e filhos possui diversos aspectos semelhantes ao apego existente entre o sapiens sapiens e o cachorro.