Brasil de Fato Entrevista

40 Episodes
Subscribe

By: Brasil de Fato

O Brasil de Fato entrevista semanalmente personalidades da política, cultura, economia, ciência e diversas outras áreas sobre os mais diversos assuntos.

#79 Lideranças Yanomami relatam a rotina de medo após ataques de garimpeiros ilegais
Last Friday at 2:27 PM

Desde o dia 10 de maio, indígenas Yanomami, de Roraima, convivem com o medo. Garimpeiros ilegais, armados, têm feito investidas contra a comunidade do Palimiú, na divisa com o estado do Amazonas. Duas crianças morreram afogadas ao tentar se esconder dos tiros efetuados na aldeia. No último dia 5 de junho, o Palimiú voltou a ser atacado. […]

O post #79 Lideranças Yanomami relatam a rotina de medo após ataques de garimpeiros ilegais apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#78 Militares buscam privilégios em cargos no governo Bolsonaro, diz William Nozaki
06/04/2021

Mais de 6,3 mil militares brasileiros ocupam cargos civis em diferentes áreas, segundo levantamento apresentado pelo estudo A Militarização da Administração Pública no Brasil: Projeto de Nação ou Projeto de Poder?, de autoria de William Nozaki. Em entrevista ao Brasil de Fato, o cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) traça um detalhado panorama […]

O post #78 Militares buscam privilégios em cargos no governo Bolsonaro, diz William Nozaki apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#77 Pastor Henrique: Teologia Negra é devolver Bíblia à origem social, os oprimidos
05/31/2021

O BdF Entrevista desta semana conversa com Henrique Vieira, 34 anos, pastor da Igreja Batista do Caminho. Integrante do Movimento Negro Evangélico (MNE), Vieira fala sobre conservadorismo no segmento evangélico, Teologia Negra, e desafios para a esquerda no diálogo político com essa parcela da sociedade que representa 30% da população brasileira. “A Teologia Negra é você devolver a Bíblia […]

O post #77 Pastor Henrique: Teologia Negra é devolver Bíblia à origem social, os oprimidos apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#76 Iván Duque representa uma “ultradireita miliciana”, afirma ativista colombiana
05/31/2021

Um país com longa tradição da direita no poder e uma forte marca de um Estado violento. É essa história que está sendo questionada nas ruas da Colômbia, desde novembro de 2019, e que foi retomada em novos protestos que seguem, desde 28 de abril. O Brasil de Fato conversou com a antropóloga colombiana Luz Angela Rojas, integrante […]

O post #76 Iván Duque representa uma “ultradireita miliciana”, afirma ativista colombiana apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#75 José Dirceu: “A imprensa se calou enquanto éramos pisoteados. Esse ódio nasceu lá”
05/10/2021

José Dirceu é um dos principais atores políticos e figura proeminente nas lutas democráticas do Brasil desde a resistência contra a ditadura nos anos 1960 e 1970, quando foi preso e exilado no México, até a consolidação do Partido dos Trabalhadores (PT) – do qual é um dos fundadores – como a maior agremiação de massas do […]

O post #75 José Dirceu: “A imprensa se calou enquanto éramos pisoteados. Esse ódio nasceu lá” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#74 “Bolsonaro tem mais a ver com o Brasil do que a gente gostaria”, diz Maria Ribeiro
05/03/2021

Está em cartaz nas plataformas de streaming o documentário Outubro, dirigido pela escritora e atriz Maria Ribeiro. O filme acompanha a rotina de Ribeiro na semana que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República. A partir de depoimentos de pessoas próximas e análises de conjuntura de nomes como Maria Rita Khel, se desenha […]

O post #74 “Bolsonaro tem mais a ver com o Brasil do que a gente gostaria”, diz Maria Ribeiro apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#73 “O relacionamento com os Yanomami mudou minha vida”, conta o diretor Luiz Bolognesi
05/03/2021

“Quando eu estava filmando ‘Ex-Pajé’, que é um documentário que tratava de uma comunidade em que o pajé está sendo destituído do seu poder, eu pensei, ‘agora eu preciso fazer o contrário, preciso fazer um documentário que mostre uma comunidade onde os pajés estejam muito fortes, resistindo à igreja e ao capital’”. É assim que […]

O post #73 “O relacionamento com os Yanomami mudou minha vida”, conta o diretor Luiz Bolognesi apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#72 “O dinheiro venceu”, diz Zeca Baleiro sobre banalização da violência e da miséria
04/23/2021

Nesta edição, você ouve novamente o Brasil de Fato Entrevista com o músico Zeca Baleiro. O cantor e compositor maranhense falou sobre a “demonização” da classe artística e o pós-pandemia. Apesar de reconhecer as limitações impostas pela crise sanitária, ele  ainda acredita no poder transformador da arte. “Mesmo a arte mais rápida, mais ligeira, mais […]

O post #72 “O dinheiro venceu”, diz Zeca Baleiro sobre banalização da violência e da miséria apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#71 Superpoderes de ministros do STF colocam em xeque a democracia, diz Pedro Serrano
04/16/2021

Segundo o jurista, há uma disfunção no sistema brasileiro que confere poder em demasia a decisões individuais de juízes.

O post #71 Superpoderes de ministros do STF colocam em xeque a democracia, diz Pedro Serrano apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#70 “Vivemos uma ditadura miliciana”, diz Márcia Tiburi, exilada há mais de 2 anos
04/09/2021

Alvo de ataques e ameaça de morte diversas vezes, filósofa e escritora deixou o Brasil após eleição de Bolsonaro. Acompanhe a entrevista completa!

O post #70 “Vivemos uma ditadura miliciana”, diz Márcia Tiburi, exilada há mais de 2 anos apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Desinformação do governo tem impedido indígenas de se vacinarem, diz Sônia Guajajara
03/22/2021

Fake news envolvendo vacinas contra covid têm gerado muita confusão nos indígenas, por medo de serem “cobaias”. Essa afirmação é de Sônia Guajarara, coordenadora da Apib (Articulação dos Povos Indígenas). Em uma conversa para o programa BdF Entrevista, veiculado todas as sextas-feiras, na Rede TVT e também nas redes sociais do Brasil de Fato, a indígena da Terra Arariboia, […]

O post Desinformação do governo tem impedido indígenas de se vacinarem, diz Sônia Guajajara apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#68 Anielle Franco: “Somos sementes de Marielle, mas quem cuida dessas sementes?”
03/18/2021

Em entrevista ao Brasil de Fato, Anielle fala sobre violência contra mulheres negras e as lutas do 8 de março.    

O post #68 Anielle Franco: “Somos sementes de Marielle, mas quem cuida dessas sementes?” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Maria Flor está “pistola”: “Sem cultura, as pessoas param de entender o que é ironia”
03/05/2021

Maria Flor “está pistola!”. Essa é a nova faceta da atriz de 37 anos, que despeja no Instragram, semanalmente, insatisfações e ansiedades presas na garganta de muita gente por aí. Confira!  

O post Maria Flor está “pistola”: “Sem cultura, as pessoas param de entender o que é ironia” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


“O dinheiro venceu”, diz Zeca Baleiro sobre banalização da violência e da miséria
02/26/2021

Apesar de reconhecer as limitações impostas pela pandemia, Zeca Baleiro ainda acredita no poder transformador da arte. “Mesmo a arte mais rápida, mais ligeira, mais popular, que às vezes é feita para um desfrute e uma digestão rápida, mesmo aí, há um filosofia embutida, que mobiliza as pessoas, que faz as pessoas tomarem atitudes com […]

O post “O dinheiro venceu”, diz Zeca Baleiro sobre banalização da violência e da miséria apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Banco do Brasil, Caixa e Petrobras já estão sendo privatizados, alerta Rita Serrano
02/19/2021

A conselheira da Caixa Econômica Federal explica as manobras do governo para entregar empresas públicas ao setor privado  

O post Banco do Brasil, Caixa e Petrobras já estão sendo privatizados, alerta Rita Serrano apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Itamar Vieira Jr: “O Brasil está encalhado no passado, que resiste em ser superado”
02/10/2021

Quando começou a escrever o romance Torto Arado, o baiano de Salvador (BA) Itamar Vieira Junior, hoje com 41 anos, não sabia quais rumos o livro tomaria. Ele tinha apenas 16 quando deu vida a duas irmãs descendentes de quilombolas, nascidas e criadas no sertão da Bahia, na região da Chapada Diamantina. Confira!

O post Itamar Vieira Jr: “O Brasil está encalhado no passado, que resiste em ser superado” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Omissão de Bolsonaro foi responsável pelo atraso das vacinas no Brasil, diz Temporão
02/01/2021

Mais de 222 mil mortes registradas e 1 milhão de casos de covid-19 em menos de três semanas. Enquanto o vírus se expande e mata, o Brasil, na contramão do mundo, segue sem planejamento para vacinar a população. Para o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o que coloca o país nesta condição de […]

O post Omissão de Bolsonaro foi responsável pelo atraso das vacinas no Brasil, diz Temporão apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


“Manaus está dizendo para o Brasil: ‘Cuidado, sou você amanhã'”, alerta Nicolelis
01/22/2021

Somente um lockdown nacional imediato e ações coordenadas entre os governantes de todas as regiões do país impediriam o Brasil de chegar a um cenário ainda mais trágico do que o vivido na primeira onda de proliferação do coronavírus. A defesa contundente é feita pelo neurocientista Miguel Nicolelis, um dos principais nomes da pesquisa científica do país e coordenador […]

O post “Manaus está dizendo para o Brasil: ‘Cuidado, sou você amanhã'”, alerta Nicolelis apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


“Política é a arte de desagradar, é sobre antagonismo”, diz Sabrina Fernandes
01/11/2021

“Não vai ser uma pessoa a corporificação da práxis, dessa perfeita unidade. Vai ser o trabalho coletivo”. É assim que a socióloga, professora e youtuber, Sabrina Fernandes, tenta mobilizar a esquerda brasileira a voltar a ter o “pé no barro”, como ela mesmo define o trabalho de base que pode ser o grande diferencial nas […]

O post “Política é a arte de desagradar, é sobre antagonismo”, diz Sabrina Fernandes apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#60 “O samba nasceu de uma mulher e isso não pode ser apagado”, diz Teresa Cristina
01/08/2021

Teresa Cristina não se tornou a “Rainha das Lives” por acaso. Para além de animar as noites dos brasileiros quarentenados durante a pandemia, sua missão, explica, era levar “cultura brasileira para os lares. A cultura escondida nos livros de história”. Ao lado de grandes nomes da música brasileira como Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros, interpretando e […]

O post #60 “O samba nasceu de uma mulher e isso não pode ser apagado”, diz Teresa Cristina apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


# 59 Paridade e participação social: os planos de Margarida Salomão para Juiz de Fora (MG)
12/11/2020

Primeira mulher a vencer uma eleição para a Prefeitura de Juiz de Fora na história do município, Margarida Salomão (PT) terá um contexto desafiador pela frente. Eleita com 54,74% dos votos válidos no último pleito, a gestora traça planos para combater a pandemia da covid-19 e seus impactos socioeconômicos na cidade. Em entrevista ao Brasil de Fato, ela adianta que o […]

O post # 59 Paridade e participação social: os planos de Margarida Salomão para Juiz de Fora (MG) apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


Novas ideias para antigos problemas: como Edmilson, do PSOL, vai governar Belém?
12/04/2020

Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito prefeito de Belém com 390.723 votos. Com isso, o arquiteto e professor já estuda as ações para sanar grandes problemas da capital do estado do Pará. Os enfrentamentos estão em todas as áreas: saúde, mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura e tantos outros com os quais ele promete atuar por meio da gestão participativa. Em entrevista ao Brasil de Fato, […]

O post Novas ideias para antigos problemas: como Edmilson, do PSOL, vai governar Belém? apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#57 “Bolsonaro já está derrotado e é um câncer político extinguido”, afirma a vereadora Erika Hilton (Psol-SP)
11/28/2020

Com mais de 50 mil votos na cidade de São Paulo, Erika Hilton é a primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal paulistana e a parlamentar mais votada do Brasil nestas eleições pelo PSOL.

O post #57 “Bolsonaro já está derrotado e é um câncer político extinguido”, afirma a vereadora Erika Hilton (Psol-SP) apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#56 “Se o racismo não dá trégua, a luta também não”, diz ex-ministra da Igualdade Racial
11/20/2020

“Nada de nós, sem nós”. É a partir dessa máxima que Matilde Ribeiro, ministra-chefe da extinta Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), pensa o desenvolvimento de políticas públicas contra o racismo e ecoa as múltiplas vozes do movimento negro. Frente a pasta criada no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva […]

O post #56 “Se o racismo não dá trégua, a luta também não”, diz ex-ministra da Igualdade Racial apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#55 Eleição de Kamala Harris no EUA é importante, “mas não é salvação”, diz Rosane Borges
11/13/2020

A eleição nos Estados Unidos movimentou a semana de noticiários mundo à fora. Não apenas pela demorada contagem dos votos ou a relutância de Donald Trump em aceitar a derrota nas urnas, mas também pela eleição da primeira mulher e da primeira mulher negra para vice-presidência da Casa Branca. Os questionamentos sobre a posição moderada de Kamala Harris […]

O post #55 Eleição de Kamala Harris no EUA é importante, “mas não é salvação”, diz Rosane Borges apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#54 Ailton Krenak: “A mineração não tem dignidade, se pudesse continuaria escravizando”
11/06/2020

Indígena nascido à beira do rio Doce, o ativista e escritor Ailton Krenak acredita que a lama não contaminou apenas o Watu, o rio que assume a condição de “entidade”, de “avô” para os Krenak. Foi também a destruição de uma enorme rede de vida. No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da Barragem […]

O post #54 Ailton Krenak: “A mineração não tem dignidade, se pudesse continuaria escravizando” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#53 “O movimento Black Lives Matters vai continuar nas ruas”, analisa cientista político
10/30/2020

Na reta final das Eleições dos Estados Unidos 2020, o BdF Entrevista conversa com Flávio Thales, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e da Pós-Graduação em Economia Política Mundial. Na entrevista, Thales faz um panorama sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que serão realizadas no próximo dia 03 de […]

O post #53 “O movimento Black Lives Matters vai continuar nas ruas”, analisa cientista político apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#52 “A PF, em larga escala, é comandada pelos EUA”, diz autor de livro sobre a Lava Jato
10/23/2020

O almirante Othon Luiz Pinheiro, considerado o pai do programa nuclear brasileiro, foi vigiado de perto pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) durante a ditadura civil-militar (1964-1985). De volta à democracia, tornou-se alvo do Poder Judiciário e recebeu a maior pena entre todos os condenados na operação Lava Jato. Para entender como os dois […]

O post #52 “A PF, em larga escala, é comandada pelos EUA”, diz autor de livro sobre a Lava Jato apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#51 Adriana Marques: “por que o militar não tem quarentena?”
10/16/2020

Para a socióloga e cientista política Adriana Marques, isso evidencia que o legado da missão foi utilizado por esses militares como capital para atuarem no contexto político brasileiro, em detrimento de uma atuação mais qualificada do Brasil dentro da Organização das Nações Unidas (ONU) e ressalta que a expectativa de que os militares brasileiros voltassem […]

O post #51 Adriana Marques: “por que o militar não tem quarentena?” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#50 Jones Manoel: “170 anos de capitalismo no país não resolveram, agora é nossa vez”
10/13/2020

Com mais de 100 mil inscritos em seu canal do YouTube, Jones Manoel se tornou uma das vozes da juventude de esquerda e hoje é citado como um dos mentores do progressismo do próprio artista e intelectual, Caetano Veloso, que outrora defendia o neoliberalismo. Nascido na comunidade da Borborema, no Recife (PE), onde começou sua militância com a construção de um […]

O post #50 Jones Manoel: “170 anos de capitalismo no país não resolveram, agora é nossa vez” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#49 Esther Dweck: “O Teto de Gastos tem o objetivo de destruir a Constituição”
10/02/2020

O Brasil de Fato Entrevista desta semana é com a professora e economista Esther Dweck. Na entrevista, ela fala sobre os quatro anos de Teto de Gastos, que segue engessando o orçamento público e impedindo investimentos cada vez mais necessários em tempos de pandemia. Também comenta sobre os impactos para a população brasileira e a […]

O post #49 Esther Dweck: “O Teto de Gastos tem o objetivo de destruir a Constituição” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#48 Felipe Milanez: “Bolsonaro é um Nero dos incêndios na Amazônia”
09/25/2020

Nesta semana, o Brasil de Fato Entrevista conversa com o jornalista, professor e pesquisador de política e conflitos ambientais, Felipe Milanez, ele fala sobre as queimadas que estão devastando a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Na entrevista, ele comenta  sobre o impacto do governo Bolsonaro para o meio ambiente e para os povos da […]

O post #48 Felipe Milanez: “Bolsonaro é um Nero dos incêndios na Amazônia” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#47 Diretor de filme sobre legado de Chico Mendes: “Ele ainda é onipresente na floresta”
09/21/2020

A vida de ribeirinhos, extrativistas e indígenas que habitam a Reserva Extrativista Chico Mendes e seus arredores, na Amazônia acreana, está retratada no filme Povos da Floresta, que faz sua estreia mundial na última quarta-feira (16). O local de onde a luta de Chico Mendes ecoou para o mundo é revisitado pelo documentário, mais de 30 anos após […]

O post #47 Diretor de filme sobre legado de Chico Mendes: “Ele ainda é onipresente na floresta” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#46 André Singer: “Bolsonaro flerta com mudanças política e econômica sem ter um plano”
09/11/2020

O que explica o aumento de popularidade de Bolsonaro registrado nos últimos meses em diferentes índices de pesquisa? Segundo André Singer, professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), o auxílio emergencial de R$ 600 pode explicar em partes o aumento da popularidade do presidente e dar pistas para observar uma possível mudança de […]

O post #46 André Singer: “Bolsonaro flerta com mudanças política e econômica sem ter um plano” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#45 Jacqueline Muniz: “Alertei o Witzel que ele seria algemado em seu próprio gabinete”
09/04/2020

O afastamento de Wilson Witzel (PSC) do governo do Rio de Janeiro está relacionado a seu discurso publicitário de guerra ao crime, que o tornou ‘’garoto propaganda” de operações policiais. É o que aponta a pesquisadora Jacqueline Muniz, uma das principais vozes no debate sobre segurança pública no Brasil. “Eu alertei o governador de que ele seria algemado em […]

O post #45 Jacqueline Muniz: “Alertei o Witzel que ele seria algemado em seu próprio gabinete” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#44 “Pessoas trans não têm escolha de não lutar” Bruna Benevides, segunda-sargenta da Marinha
08/28/2020

Nascida em Fortaleza, no Ceará, uma das regiões mais violentas contra população LGBTQI+ no país, Bruna Benevides é atualmente uma das maiores referências na defesa de direito das pessoas trans no Brasil. Oficial exemplar, Benevides ingressou nas Forças Armadas aos 17 anos, e ao longo da carreira teve que viver vida dupla, devido à cultura […]

O post #44 “Pessoas trans não têm escolha de não lutar” Bruna Benevides, segunda-sargenta da Marinha apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#43 Aranha e o preço de denunciar o racismo no futebol: “Paguei com a minha carreira”
08/21/2020

O dia 28 de agosto de 2014 tem seu lugar na história do futebol brasileiro. Corria o minuto 42 do segundo tempo no Estádio Olímpio, em Porto Alegre, e o Santos vencia o Grêmio por 2×0, quando o goleiro Aranha corre na direção do árbitro Wilton Pereira Sampaio reclamando das ofensas racistas que vinham da arquibancada. […]

O post #43 Aranha e o preço de denunciar o racismo no futebol: “Paguei com a minha carreira” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#42 Luiz Eduardo Soares: “Temos que desmilitarizar a polícia ostensiva”
08/15/2020

Um dossiê sigiloso produzido pelo Ministério da Justiça para monitorar a atuação de 579 servidores federais e estaduais de segurança, identificados como “movimento antifascista”, além de professores universitários, por serem críticos ao governo Bolsonaro. Um dos citados nesse documento é o cientista político, antropólogo e pesquisador em segurança pública, Luiz Eduardo Soares. No BdF Entrevista […]

O post #42 Luiz Eduardo Soares: “Temos que desmilitarizar a polícia ostensiva” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#41 Celso Amorim “Brasil pode ‘abrir a porta’ para invadir outros países”
08/10/2020

A atualização da Polícia Nacional de Defesa apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro ao Congresso no final de agosto acendeu o alerta sobre a possibilidade do emprego das Forças Armadas brasileiras em possíveis conflitos no “entorno estratégico do Brasil”, o que, de acordo com o Ministério da Defesa, chefiado pelo general Fernando Azevedo e Silva, […]

O post #41 Celso Amorim “Brasil pode ‘abrir a porta’ para invadir outros países” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.


#40 Carlos Walter “Hoje, na área ambiental há uma política de morte”
07/25/2020

O fortalecimento do agronegócio no Brasil é uma regressão ao passado, e a reforma agrária é uma questão central para repensar formas de regenerar o meio ambiente. Essa é a análise do entrevistado desta semana do BdF Entrevista, Carlos Walter. Ele analisa as estratégias de governo do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e contextualiza […]

O post #40 Carlos Walter “Hoje, na área ambiental há uma política de morte” apareceu primeiro em Rádio Brasil de Fato.