Pano P'ra Mangas

10 Episodes
Subscribe

By: Rádio Jornal do Centro

Porque há sempre temas que nos passam ao lado mas que podem dar que pensar e notícias do dia que podem ter outras estórias para contar. Todas podem ser o rastilho para pensar diferente. São opiniões que dão ‘Pano p’ra Mangas’.

"A violência contra as mulheres é mais grave quanto maior são as vulnerabilidades como a idade, a deficiência, a doença ou dependência económica", aponta Adelaide Modesto
#65
11/25/2021

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Adelaide Modesto aponta o foco. "É preciso acentuar que este fenómeno torna-se particularmente grave quanto maiores forem as vulnerabilidades das mulheres. E é aqui que entra a idade, a deficiência, a doença, a gravidez ou dependência económica. Por isso, este nosso espaço de reflexão é focado na violência contra as pessoas idosas, nomeadamente as Mulheres idosas, que é uma realidade reconhecida socialmente em Portugal, mas talvez pouco conhecida".


Ambiente: Será que somos todos 'Nimby'?, com Luís Nunes
#64
11/18/2021

"A maior parte de nós diz estar preocupado com o planeta e com o clima, mas depois não está disposto a fazer sacrifícios para que essas alterações sejam paradas, alterando comportamentos do nosso dia a dia. E isto é algo que, já há muitas décadas, é chamado o fenómeno 'Nimby' ('not in my backyard'), que é façam o que fizerem, não o faço no meu quintal, não façam nas minhas proximidades".


Igualdade salarial: "uma questão que a todos e a todas deve importar", com Adelaide Modesto
#63
11/11/2021

🗣 "O que está aqui em causa é que esta desigualdade salarial vai refletir-se no orçamento das famílias. E é ainda mais penoso nas monoparentais. Dizem os dados que estas são maioritariamente constituídas pelas mulheres e seus filhos e filhas. Estamos a falar de uma diferença de € 144 em cada € 1000 de salário".


As passadeiras: de peões e de testemunho político. Com Pedro Pontes
#62
11/08/2021

Pedro Pontes traz ao Pano P'ra Mangas leituras à estratégia de António Costa para a maioria absoluta ams também ao vazio político que, acredita, estar a viver-se no país.


"Sem Orçamento de Estado e com eleições à vista, sobram incertezas na gestão das autarquias", lembra Luís Nunes
#61
11/04/2021

O consultor e professor universitário de comunicação diz haver "uma série de incertezas que pairam sobre essa estratégia de fundo e ao nível autárquico". Explica o porquê, dando o exemplo da transferência de competências na área da educação.


"As novas regras de Vistos Gold são uma janela de oportunidade para o mercado imobiliário do interior", lembra Adelaide Modesto
#60
10/28/2021

As novas regras da Autorização abrem a janela para o investimento no Interior e apostar mais na requalificação urbana e do património cultural e, com isso, gerar e fixar riqueza neste territórios.
Adelaide Modesto lembrq que, "a escassos meses da entrada em vigor do novo regime, temos que percepcionar isto como uma janela de oportunidade para o mercado imobiliário do interior. Assim o queiram os intervenientes, mas também as autarquias, na dinamização dos seus territórios, num certo desafio demográfico que poderá advir desta alteração. E que poderá trazer assim junto de s...


"Os partidos deveriam estar sempre preparados para irem a eleições. É da democracia.", Pedro Pontes
#59
10/25/2021

🗣 O Orçamento de Estado e do Governo passam por momentos decisivos e o orçamento pessoal de todos nós, que pode ficar mais curto à medida que o custo da energia vai aumentando, são temas que dão 'Pano P'ra Mangas' com Pedro Pontes.


"No geral a nossa floresta continua no mesmo ou em pior estado de abandono do que nos incêndios de 2017", Luís Nunes
#58
10/18/2021

🗣 Luís Nunes recorda a floresta que foi destaque pelas piores razões em 2017 mas que esteve arredada dos temas de campanha autárquica. Por isso, o professor universitário de comunicação e marketing, lamenta o estado de abandono em que a floresta, no geral, continua.


"As mulheres rurais são a coluna vertebral das comunidades mas continuam a enfrentar obstáculos", Adelaide Modesto lembra o Dia da Mulher Rural
#57
10/14/2021

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirma que "as mulheres rurais representam uma coluna vertebral das comunidades mas continuam a enfrentar obstáculos que as impedem de atingir o seu potencial". Para Adelaide Modesto, a discussão deste tema "vem também colocar as pessoas e os território no centro das políticas públicas".


"É tempo de arregaçar as mangas e trabalhar com mais exigência", sugere Pedro Pontes em semana de tomada de posse dos autarcas
#56
10/11/2021

Pano P'ra Mangas está de regresso com a segunda série. O especialista em comunicação Pedro Pontes escolheu o tema das tomadas de posse dos autarcas eleitos em 26 de setembro para "falar do que aí vem". Num dia em que o país conhece a proposta do Orçamento de Estado para 2022, Pedro Pontes lembra que com as verbas do PRR, os novos titulares do poder local "têm a responsabilidade de trabalhar com mais eficácia e exigência" nas opções de investimento para os próximos quatro anos.