Política

37 Episodes
Subscribe

By: CBN

A análise dos nossos comentaristas políticos, além do humor da Rádio Sucupira.

'Não convém a um presidente brandir ameaças a uma população que já enfrenta uma pandemia'
Yesterday at 9:38 PM

Vera Magalhães comenta a decisão do STF desta quarta-feira, que manteve a determinação de Barroso para o Senado instalar a CPI da Covid-19, e 'falatório perturbador' recente do presidente da República. 'Em uma emergência sanitária, agir com o coração e com responsabilidade deveria ser evitar mortes. Bolsonaro gasta tempo fazendo bravatas todos os dias. Por que não reúne um gabinete de crise permanente, uma sala de situação da Covid-19?', questiona.


Barroso dá recados importantes no julgamento que confirma 'CPI da pandemia'
Yesterday at 8:02 PM

No voto, o ministro disse que reafirmar o papel do STF na democracia é 'um ato de resistência'. 'Ele mostrou que o Supremo está atento às ameaças à democracia', avalia Maria Cristina Fernandes. Ela lembra que Barroso também citou CPIs em outros governos para mostrar que não se trata de perseguição ao presidente.


'Ameaças veladas estão se tornando rotina na vida do presidente, mas não deveriam'
Yesterday at 4:53 PM

Comentarista repercute declarações do presidente Jair Bolsonaro diante de seus apoiadores após reportagem apontar aumento da fome e da miséria no Brasil. 'Ele pede sinalização da população para tomar providências, sem dizer quais são e se são democráticas ou não', diz Vera Magalhães. Ouça o comentário


Discussão no STF sobre suspeição de Moro 'tem um fundo político'
Yesterday at 3:43 PM

Merval Pereira fala sobre as expectativas em torno do julgamento hoje no STF sobre o caso Lula. Comentarista avalia que a decisão de Fachin de mandar os processos envolvendo o ex-presidente para Brasília deve ser apoiada. A discussão será em relação à suspeição de Moro. Para o comentarista, tem muita gente no tribunal que não quer permitir que a Lava-jato seja completamente enterrada. 'Essa discussão política/jurídica vai ser fundamental no julgamento de hoje', avalia.


'Vivi para ver bolsonarista pregar lockdown'
Yesterday at 1:06 PM

Carlos Andreazza fala sobre as atenções voltadas para o Supremo Tribunal Federal que decide hoje se mantém decisão de Barroso que obrigou o Senado a instalar a CPI da Covid. Marcella Lourenzetto detalha o assunto. Existe a expectativa de que os magistrados apoiem a decisão de Barroso, mas deve ficar nas mãos de Rodrigo Pacheco a definição da data de quando os trabalhos vão realmente começar. O governo Bolsonaro busca adiar ao máximo o início dos trabalhos na comissão. O líder do governo no Senado, Eduardo Gomes, argumentou que as sessões...


'Paulo Guedes está mais solitário do que nunca no governo'
Yesterday at 12:03 PM

Lauro Jardim destaca que o grupo contrário ao ministro não para de crescer. Ele acrescenta que, mesmo assim, Guedes conta com afagos públicos por parte de Bolsonaro. Mas, entre colegas de ministério e o presidente da Câmara, o prestígio dele é zero. Todos têm feito críticas abertamente. Guedes está sendo responsabilizado pela ala política e pelos deputados governistas pelos desacertos no texto do Orçamento.


Decisão de Rodrigo Pacheco é prêmio de consolação para o governo
Yesterday at 11:37 AM

Bernardo Mello Franco fala sobre a instalação da CPI da Covid e a decisão do presidente do Senado de incluir investigação do dinheiro repassado pela União aos estados e municípios para o combate a pandemia. Bernardo destaca que 'o que realmente o governo queria era impedir a realização de toda e qualquer CPI da Covid'.


Comissão da OAB conclui que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade
Last Tuesday at 11:23 PM

A comissão de notáveis entendeu que Bolsonaro deve ser responsabilizado pelos erros no enfrentamento à pandemia. Para os juristas, ele deve ser processado por crime de responsabilidade e também deve responder, em tribunais internacionais, por crime contra a humanidade. O parecer da comissão foi encaminhado ao Conselho Federal da Ordem, que vai decidir se apresenta um pedido de impeachment. 'Talvez, quando a pandemia estiver mais controlada, a situação fique juridicamente complicada para Bolsonaro', avalia Guilherme Amado.


CPI da pandemia vira 'cabo de guerra político'
Last Tuesday at 10:12 PM

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abriu nesta terça a CPI que deverá investigar a atuação do governo no enfrentamento à Covid-19. Para Vera Magalhães, CPI explicitou disputas políticas. Presença de Renan Calheiros entre os opositores do governo, por exemplo, provocou 'celeuma'. Vera comenta, ainda, decisão de Rosa Weber que derruba decretos de Bolsonaro sobre armas e dificuldades no combate à pandemia.


'Tendência de que a CPI se transforme em pizza não está totalmente descartada'
Last Tuesday at 7:02 PM

Comentarista não descarta que investigações para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia permaneçam sem resultado. Maria Cristina Fernandes também rechaça o cenário desejado por Bolsonaro, de uma CPI que ajude a alavancar sua imagem com a distribuição de responsabilidades aos governadores. Entenda


'Armar a população é investir na insegurança da população'
Last Tuesday at 5:08 PM

A fala de Vera Magalhães vai em cima de mais uma 'canelada' do STF em Bolsonaro. Dessa vez, a ministra Rosa Weber suspendeu 13 pontos de 4 decretos editados pelo presidente de flexibilização de armamentos e munição. Desde o início do mandato, Bolsonaro editou 31 decretos. 'A maioria das pessoas não está preparada para reagir quando abordada por um bandido', critica Vera.


Não é uma disputa jurídica, diz Merval Pereira sobre futuro de Moro
Last Tuesday at 3:59 PM

Comentarista levanta possíveis repercussões sobre o julgamento do recurso da PGR que tenta reverter a decisão que anulou as ações penais contra Lula por incompetência do foro de Curitiba. "Isso tá incomodando muito os petistas e os advogados criminalistas, e nenhuma das razões levantadas têm a ver com a proteção do estado de direito", opina. Ouça o comentário


'CPI não pode investigar estados! Isso é matéria para Assembleia Legislativa'
Last Tuesday at 1:39 PM

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, marcou para esta terça-feira a leitura do requerimento de abertura da CPI da Covid. Para a sessão, Pacheco consultou a possibilidade de incluir governadores e prefeitos no objeto da investigação. 'CPI não pode investigar estados! Isso é matéria para Assembleia Legislativa. É se escudar nessas dúvidas para esconder a rigor a própria covardia', repreende Carlos Andreazza.


'CPI não é coisa de governo, é de oposição. Essa é invenção de Bolsonaro'
Last Tuesday at 12:05 PM

Sérgio Abranches explica como o governo Bolsonaro tenta ampliar o escopo das investigações da CPI da Covid para os governos estaduais. "Essa CPI tenta tumultuar a outra, e isso é ilegal. Desde o telefonema com Kajuru, Bolsonaro comete ilegalidade", comenta. Ouça


Mais uma vez, Bolsonaro cria cortinas de fumaça para tirar o foco do que importa
Last Monday at 11:06 PM

A CPI da Covid já tinha que ter sido instalada há muito tempo, comenta Bernardo Mello Franco. 'O presidente, claramente, está demonstrando que está com medo' da investigação, diz. Mas a limonada que Bolsonaro citou em conversa com Jorge Kajuru pode acabar ficando azeda para ele. Ouça o comentário completo.


'Todos os governos tiveram CPIs; nem por isso houve guerrilha contra seus autores', diz Randolfe
Last Monday at 9:43 PM

Randolfe Rodrigues, senador que pediu a abertura da investigação sobre a atuação do governo federal na pandemia, criticou a tentativa de intimidação por parte do presidente Jair Bolsonaro e afirmou que a CPI é uma 'medida sanitária'. Vera Magalhães avalia: 'não é aceitável que, numa democracia, o chefe do Executivo aja dessa maneira'.


'A conversa extrapola os limites até do próprio presidente'
Last Monday at 5:25 PM

Vera Magalhães avalia como 'inadmissível' a conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) sobre a CPI da Covid-19. Ela também diz que o comportamento do presidente nesse episódio extrapola até mesmo a conduta imprópria que o chefe do executivo nacional costuma adotar. Ouça o comentário.


Objetivo de Bolsonaro é 'tumultuar' CPI da pandemia
Last Monday at 3:54 PM

Uma conversa divulgada ontem entre Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru revela que presidente desejava intimidar o STF e ampliar o escopo da 'CPI da pandemia' para incluir prefeitos e governadores na investigação. Para Merval Pereira, intenção de Bolsonaro é desviar o foco dos erros de seu governo. 'Governadores e prefeitos cometeram muitos erros, mas o centro da CPI tem que ser o governo federal', comenta. Merval avalia, ainda, que após divulgação do material, Bolsonaro terá 'chances mínimas' de manter relação normal com o STF.


'Diálogo entre Kajuru e Bolsonaro é degradante; é a República no lixo, afundada na lama'
Last Monday at 1:08 PM

Carlos Andreazza volta a falar sobre movimentações envolvendo a abertura da CPI da Covid-19 no Senado. 'A decisão de Luís Eduardo Barroso foi absolutamente correta lastreada no que diz a Constituição Federal'. Marcella Lourenzeto detalha, de forma cronológica, os desdobramentos políticos da CPI da Covid, além da conversa entre Kajuru e Bolsonaro sobre o assunto. Andreazza destaca os inimigos imaginários de Bolsonaro e o tom de reação da CPI. Andreazza ressalta que Bolsonaro sabia que a conversa com Kajuru estava sendo gravada e sabia que Kajuru a divulgaria. 'Isso foi jogada casada'.


Silva e Luna assume Petrobrás sob a dúvida de equilibrar Bolsonaro e a diretoria da empresa
Last Monday at 12:09 PM

Quase dois meses depois, nesta segunda-feira acontece a cerimônia da troca de comando na Petrobrás. A estatal estará sob direção do General Silva e Luna. Lauro Jardim destaca que o novo presidente precisará equilibrar as ordens do presidente Jair Bolsonaro com o conselho gestor: 'como vai fazer isso sem afetar o valor de mercado da empresa é a grande dúvida'. E uma das primeiras ordens do General deve ser a antecipação do trabalho presencial na empresa.


Bolsonaro pode ser bem-sucedido em sua missão de desmantelar CPI da Covid
Last Monday at 11:24 AM

Natuza Nery fala sobre as ações do presidente no final de semana para tentar melar a CPI da Covid no Senado. Entre elas, está o fato de Bolsonaro querer incluir governadores e prefeitos na história. 'Quem investiga tudo, não investiga nada. E essa é a esperança do Presidente da República', avalia. Comentarista destaca ainda que fazia muito tempo que não via Bolsonaro com tanto medo. 'E a ofensiva do final de semana foi o retrato desse medo', diz.


'A democracia é um regime de qualidade, as minorias precisam ser respeitadas'
Last Saturday at 4:08 PM

Carlos Melo faz uma análise dos assuntos políticos em destaque ao longo da semana. Um dos temas envolve a polêmica da abertura da CPI da Covid-19 no Senado. A determinação veio do ministro do STF, Luís Roberto Barroso.


'CPI é a antessala de um possível impeachment'
Last Friday at 9:23 PM

Vera Magalhães considera que Bolsonaro 'sentiu o golpe' com a decisão do STF que determina abertura de CPI para investigar atuação do governo no combate à pandemia. Ela destaca, ainda, que popularidade do presidente segue em queda, mas avalia que os atuais 24% de aprovação são 'espantosos'. 'Brasil está vivendo uma desconexão absoluta da realidade', afirma.


Iminência de criação da CPI vai elevar o custo de qualquer decisão de Bolsonaro sobre o Orçamento
Last Friday at 6:48 PM

Jair Bolsonaro reagiu com agressividade à determinação do ministro Luís Barroso para que o presidente do Senado abrisse a CPI da Covid-19. O plenário virtual vai analisar a decisão até o dia 26. Antes disso, o presidente terá que sancionar ou vetar o Orçamento de 2021, aprovado pelo Congresso. 'Se vetar, vai colocar lenha na fogueira da CPI. Se sancionar sem vetos, vai trair compromisso que assumiu com empresários e encurtar o caminho para mais um crime de responsabilidade', comenta Maria Cristina.


Bolsonaro entra num labirinto onde pode acabar se perdendo
Last Friday at 5:05 PM

Na análise de Vera Magalhães, situação do governo, que já era complicada, se agrava com abertura de 'CPI da pandemia'. Para ela, STF acertou ao determinar a instalação da CPI e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez 'papel lamentável' ao tentar barrar a investigação. 'Supremo muitas vezes pratica ativismo judicial, mas, no caso, não se trata disso', avalia.


Irritação de Bolsonaro 'é a maior prova de que Barroso acertou na decisão'
Last Friday at 3:37 PM

Merval Pereira analisa a determinação do ministro do STF para que o Senado instale a CPI da Covid-19. Comentarista avalia que o presidente sabe que, na comissão, todas as suas inações e omissões serão analisadas e podem resultar em uma punição. Merval defende que a sociedade precisa de uma resposta e avalia que 'isso pode evoluir até para uma discussão sobre o impeachment de Bolsonaro'.


'Barroso apenas fez com que fosse cumprido o que diz a Constituição Federal'
Last Friday at 1:19 PM

Carlos Andreazza fala sobre a CPI da Covid-19. Marcella Lourenzetto destaca que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, diz que vai acatar a ordem, mas considerou equivocada a determinação do ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Pacheco alega que a CPI pode virar um palanque eleitoral. 'Barroso nesse caso não se excedeu. Não inventou a CPI'. A CPI foi criada por 31 senadores que protocolaram uma demanda por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Andreazza destaca que 'Barroso foi provocado pela realidade'.


'Rodrigo Pacheco não quer a CPI da Pandemia. Ele foi eleito com apoio do Bolsonaro e do Centrão'
Last Friday at 1:17 PM

Na licença maternidade de Andréia Sadi, Wálter Maierovitch comenta novo conflito que envolve o Supremo depois do ministro Luís Roberto Barroso conceder liminar para os senadores instalarem a CPI da Pandemia no Legislativo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Senado, Rodrigo Pacheco, são contrários à instauração das investigações. 'Judiciário foi chamado por senadores, que toparam com um resistente muro de borracha: Rodrigo Pacheco', comenta Maierovitch.


'Eu ir depor? Nunca!'
Last Friday at 12:37 PM

Odorico Paraguaçu está revoltado por ter sido convocado para depor. A avaliação em Sucupira é que o prefeito não comparecerá. 'Eu não posso ir, é humilhante. Não posso me agachar, senão eles montam em cima', diz Odorico.


CPI sobre derramamento de óleo no litoral do Nordeste é encerrada melancolicamente
Last Friday at 11:52 AM

O comentarista da CBN e colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, explica que os deputados não votaram em plenário até terça-feira a prorrogação da comissão, ultrapassando assim a data-limite determinada pelo regimento da Câmara. A CPI não foi adiante por manobras do governo Bolsonaro. O governo não queria que um relatório que mostrasse as omissões na resposta ao acidente. Lauro Jardim acrescenta que a CPI terminou sem que diversas audiências previstas chegassem a ser realizadas e sem relatório final.


Nunes Marques defendeu 'tese medieval' sobre liberdade de culto
04/08/2021

Além disso, a comparação entre templos e jornalismo representa uma falta de compreensão - ou rejeição - sobre a liberdade de expressão. Mais do que isso, sobre um serviço que tem a obrigação de informar a população sobre a pandemia. 'Eu estava esperando esse voto, porque ele está lá para fazer o que Bolsonaro mandar', diz Abranches. 'O que me intrigou foi o Toffoli.' O comentarista fala sobre o comportamento estranho do ex-presidente do Supremo.


'Condescendência de empresários com Bolsonaro é digna de perplexidade'
04/08/2021

Vera Magalhães comenta jantar de Bolsonaro e outras autoridades do governo federal com cerca de 80 empresários. A vacinação contra a Covid-19 foi um dos temas do encontro. 'Jantar absolutamente impróprio, que vai ser usado por Bolsonaro em uma pré-campanha', afirma. Para ela, chama a atenção o discurso ameno dos empresários. 'Presidente não está fazendo nada para tirar o país do abismo em que estamos, nem para ampliar a vacinação, que era o mote do jantar', diz.


'Como frisou o ministro Gilmar: o seu colega Kassio foi longe demais'
04/08/2021

O ministro Kassio Nunes Marques ignorou uma resolução consolidada do STF e liberou a celebração de cultos religiosos na pandemia. O argumento é que governadores e prefeitos estão impedindo a manifestação religiosa. Wálter Maierovitch fez uma comparação histórica com os tempos da Idade Média quando Girolamo Savonarola, um padre renascentista, fazia apelos por reformas na Igreja. 'São enviesadas as interpretações dos savonarolas do século XXI', critica ele sobre a postura de Kassio.


'Paulo Guedes é visto, hoje, como ministro de um país imaginário'
04/08/2021

Grupos de WhatsApp de empresários e investidores amanheceram cheios de indignação. Maria Cristina comenta encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e parte do grande empresariado nacional, em São Paulo. Na ocasião, Bolsonaro tentou ressuscitar o antipetismo para fisgar de volta o apoio perdido. 'A maioria recebeu o discurso como um estímulo redobrado para buscar uma terceira via', diz.


STF retoma julgamento de reabertura de templos religiosos na pandemia
04/08/2021

O ministro Gilmar Mendes foi veemente em seu voto contra as posições do PGR Augusto Aras e André Mendonça, ministro da AGU, que são favoráveis a reabertura. 'Gilmar está on' brinca Vera. 'Mandou vários recados para o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Nunes Marques'. A comentarista conta que o voto dos outros ministros do STF também devem trazer mais recados sobre negacionismo e o conceito de liberdade religiosa.


Lei de Segurança Nacional é incompatível com a democracia
04/08/2021

Merval Pereira analisa o fato do presidente da Câmara Arthur Lira querer colocar em votação um pedido de urgência para a análise de um projeto de lei que revisa integralmente a LSN. Comentarista avalia que só agora as circunstâncias políticas são favoráveis para que se declare à morte a Lei de Segurança Nacional. Em sua avaliação, o debate surgiu também pelo abuso do uso da lei no governo Bolsonaro.


'Tem que ter muito cuidado para não criminalizar a palavra bíblica'
04/08/2021

Carlos Andreazza destaca a retomada do julgamento hoje no Supremo Tribunal Federal que vai decidir se estados e municípios podem proibir atividades religiosas presenciais com o objetivo de conter o avanço da Covid-19. Marcella Lourenzetto detalhou a informação. Andreazza faz uma análise da fala do ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, que diz que cristãos estão dispostos a morrer pela fé. Andreazza também falou sobre a Lei de Segurança Nacional. 'Essa lei tem que acabar. Precisamos de uma lei de defesa do Estado Democrático de Direito que defenda as instituiçõe