Previdência e Finanças Pessoais com Renato Follador

40 Episodes
Subscribe

By: Renato Follador

Renato Follador é consultor em previdência, atuando na área há 30 anos. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas com MBA no ESADE de Barcelona em Alta Direção de Empresas, com ênfase em Previdência Social. Iniciou suas atividades em previdência com a criação, implantação e direção da FIBRA - Fundo de Pensão dos empregados brasileiros da Itaipu Binacional. Secretário de Previdência do Estado do Paraná durante o governo Jaime Lerner. Foi responsável pela criação e implantação de diversos Fundos de Pensão como o PARANAPREVIDÊNCIA.

Menos escolas, mais creches para idosos
#220
Yesterday at 7:49 PM

A cidade chinesa de Xangai tem 24 milhões de pessoas e a maior proporção de aposentados da China. Acaba de criar leis para punir filhos que não cuidam dos pais na velhice.
Quem não visitar os pais idosos e prestar assistência periódica será incluído numa lista negra de crédito. Isso vai dificultar a abertura de contas em bancos e obtenção de empréstimos.
A medida do governo é para evitar uma sobrecarga maior se os idosos passarem a depender só do Estado.Me lembro das fortes reivindicações, ainda hoje, de mães trabalhadora...


Herói
#219
Last Tuesday at 3:50 PM

Herói, no dicionário, é uma pessoa de grande coragem, autora de grandes feitos. Na mitologia, um semideus. No cotidiano, um ídolo, o centro das atenções.
Nações se beneficiam do exemplo de seus heróis para a construção de comportamentos sociais e na formação de gerações futuras.
Agora, herói mesmo é quem, além de feitos, tem, também, conduta extraordinária.
Tentei lembrar um herói brasileiro atual. Não consegui. Talvez daí nos sentirmos um pouco sem motivação, sem direção, sem caminho.
Mas aí me lembrei de uma professora que marcou mi...


Qual a idade ideal para se aposentar?!
#218
Last Monday at 3:52 PM

Ontem, me perguntaram qual a idade ideal para se aposentar.
Minha resposta: quando você tiver acumulado poupança previdenciária para ter renda de 80% do último salário enquanto viver sem precisar mais trabalhar.
Agora, todos querem uma referência. Com as atividades profissionais atuais- muito mais intelectuais do que físicas-, e diante da longevidade, acho que 65 anos é uma idade adequada. Restariam mais uns 20 anos para não fazer nada.
Um amigo meu disse que se sentiria inútil parado tanto tempo. Concordo com ele.Mas vejam, essa é uma lei biológica inexorável. À medida que envelhecemos...


Por que o velho é tão discriminado
#217
Last Friday at 8:22 PM

O que significa ser velho?Na minha opinião, é ser mais alma que matéria, é a serenidade da experiência, a sabedoria conquistada. É a paciência dos que conhecem o ritmo da vida, a visão dos que já viram quase tudo, um crepúsculo em paz.Velho é um status conquistado a ser reverenciado.
Vejo inúmeras virtudes na velhice e acho que, quando ela chegar, devemos aceitá-la agradecidos, mas criar objetivos para ela. Sim, porque, mesmo velhos, ainda há muito caminho a ser percorrido e a viagem é melhor quando nos sentimos úteis. Defendi, durante décadas, guardar dinheiro para par...


Investir no exterior
#216
04/08/2021

Muita gente me perguntando se é uma boa investir no exterior.Olha, isso é para investidor institucional, para quem tem muito dinheiro ou para quem administra dinheiro de muita gente como fundos financeiros e fundos de pensão.Agora, tornou-se muito fácil investir lá fora pelos produtos disponíveis no mercado.O investimento pode ser realizado por meio da Bolsa, a B3, ou bancos e corretoras locais do país onde será investido.Uma aplicação pode ser via fundos de investimento, os ETFs, Exchange Traded Funds, que reúnem um conjunto de ações estrangeiras em um só ativo.Outra são os BDRs, B...


Gastar, Poupar, Investir
#215
04/07/2021

Finanças pessoais é tão importante que deveria ser ensinada nas escolas desde o primeiro grau. Afinal, vamos passar a vida inteira convivendo com juros e pagando 2, 3 vezes por algo que financiamos.Quero que vocês reflitam comigo: quando o assunto é dinheiro, existe o gastar, o poupar e o investir.Os dois primeiros, é obvio, são diferentes. O que a maioria das pessoas não sabe é que poupar é diferente de investir.Vou dar exemplos:1. Gastar:Vamos imaginar que a pessoa tenha R$ 80 mil e resolva colocar a família inteira num avião e fazer uma viagem de um mês ao exterior...


A Inflação e tua vida
#214
04/06/2021

A inflação no Brasil, medida pelo IPCA, vêm aumentado.
Você, amigo ouvinte mais jovem, não se assusta tanto com isso quanto seus pais, que viveram inflação de 80% num único mês na década de 80, ou da inflação de incríveis 1.900% de 1.990.
Mas, mesmo nos patamares atuais de 4%, você sabe dos efeitos disso na tua vida?Vamos lá. Têm 4 impactos muito claros.
Primeiro, o impacto financeiro. Precisamos de mais dinheiro para comprar a mesma coisa de meses anteriores.
Segundo, se você tem algum dinheiro investido, e este não está sendo corrigido pel...


INSS ou Fundo de Pensão?!
#213
04/01/2021

Me perguntam sempre qual previdência privada escolher.
Há dois tipos: a dos bancos- os chamados PGBLs e VGBLs- e a dos fundos de pensão.A dos fundos de pensão é, indubitavelmente, mais segura, mais barata e mais rentável. Por uma razão muito simples: por lei, não podem ter finalidade lucrativa, diferente dos bancos, que abocanham boa parte da tua poupança previdenciária, pois têm finalidade lucrativa.
Antes não havia opção de fundos de pensão. Eram fechados só para empregados da mesma empresa, especialmente das grandes estatais e multinacionais.Hoje, qualquer u...


O bobo e o sábio
#212
03/31/2021

No Nepal, li uma frase sobre comportamento que me marcou muito: “quando se encontram um bobo e um sábio, quem mais aprende é o sábio”.
O bobo sempre acredita ser dono da verdade, tem a prática de falar para demostrar erudição que não tem. Já o sábio sabe que nada sabe, que quanto mais conhecimento tem maior seu distanciamento da sabedoria suprema, e tem a prática de ouvir, pois sabe que até dos mais humildes e desprovidos de inteligência aprendemos alguma coisa.
Em tempos de Google, como é comum encontrar gente discorrendo sobre assuntos do...


Educar
#211
03/30/2021

No mundo tecnológico e competitivo de hoje é muito difícil educar um filho.Diferente de outrora, as informações passadas em casa são ínfimas diante do acesso ilimitado às que vem da Internet, das redes sociais e dos amigos virtuais.
Tão difícil quanto educá-los é orientá-los quanto ao caminho a seguir na vida profissional, para que não sejam prisioneiros de escolhas mal feitas.
Para os meus filhos, digo que há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que ficam com os louros. Procurem ficar no primeiro grupo, pois lá há menos com...


Como administrar o dinheiro do casal
#210
03/29/2021

Segundo a Serasa, 17% dos casais brasileiros tem brigas rotineiras sobre finanças. Em época de crise, sobre para 23%. Diferenças sobre dinheiro levam a divórcios no longo prazo.
O problema é que o mundo mudou, as relações na família mudaram, mas o tema dinheiro entre o casal é tabu.Até meados do século passado, os papéis estavam claros: a mulher da porta da casa para dentro, como cuidadora, o homem da porta da casa para fora, como provedor.
Com o feminismo e a ida das mulheres para o mercado de trabalho, os papéis se misturaram. M...


Alzheimer
#209
03/25/2021

É uma tristeza ter um parente querido com Alzheimer. Vê-lo esquecer nosso nome, não saber terminar uma frase, não conseguir andar nem controlar mais suas funções fisiológicas e ter os delírios paranóicos dessa avassaladora doença.
Mas, como evitá-la? Uma descoberta da Neurociência, em 2000, revelou que o cérebro mantém a capacidade de crescer e mudar o padrão de suas conexões. E que a neuróbica, ou aeróbica dos neurônios, é um exercício cerebral fundamental.
Olha, cerca de 80% do nosso dia-a-dia é de rotinas, que acomodam nosso cérebro.O remédi...


Frases para tempos difíceis
#208
03/24/2021

Filósofos e escritores que também passaram por tragédias, refletiram sobre esses momentos:
não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida, de Platão;pessoas que você nunca deve esquecer: quem te ajudou em tempos difíceis, quem te abandonou em tempos difíceis, quem te colocou em tempos difíceis;a esperança é o sonho do homem acordado, de Aristóteles;até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão, de Confúcio;não podemos dirigir o vento, mas podemos ajustar as velas;para conhecermos os amigos é necessário passar...


Paciência
#207
03/23/2021

Fiz esta reflexão em outro tempo, mas como a ansiedade e a falta de paciência fazem parte deste tempo repito-a.O tempo e a paciência são dois eternos beligerantes.E se vendessem paciência nas farmácias e supermercados, muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia. Aliás, vende-se, mas não a paciência como virtude e sim a sintética.Por muito pouco a madame, que parece uma "lady", solta palavrões. E o comportado executivo se transforma numa besta selvagem no trânsito que ele mesmo...


Dinheiro foi feito para circular
#206
03/22/2021

Muita gente sacrifica lazer, desejos, sonhos e projetos ao longo da vida, para acumular dinheiro, só pelo prazer de tê-lo, de considerar-se poderoso e rico. Que gente pobre de espírito!
O dinheiro que não circula, que não se transforma em coisas, não tem sentido.Um amigo meu, rico, diz que a herança vai deixar seus filhos muito bem.
Aí eu lhe pergunto: você realmente acha que, nos dias de hoje, dinheiro é o que de melhor podemos deixar para um filho? Na época de nossos avós, poderia ser verdadeiro, mas neste século, onde o...


Hora de financiar
#205
03/19/2021

Só 18% dos brasileiros poupam parte de sua renda mensalmente.Do outro lado do balcão, o brasileiro médio trabalha 1/3 de sua vida só para pagar juros de financiamentos da casa própria, do carro, da televisão, da viagem de fim de ano e outros.Durante boa parte da nossa história tivemos a maior taxa de juros do mundo para combater uma das maiores inflações do mundo. Isso, aliado a uma educação financeira e previdenciária nula, ajudou a endividar 2/3 de nossa população.Pior, no país dos maiores juros, estimulou-se o crédito abundante em prestações in...


Duas Vidas
#204
03/18/2021

“Todo ser humano tem duas vidas. A segunda começa quando ele descobre que só tem uma!”A frase de Confúcio foi citada por gente que foi entubada e saiu da COVID.Agora, será mesmo que precisamos passar por tragédias para aceitar e valorizar coisas já refletidas há milênios?Para aqueles que não valorizam a vida, pergunto: existe algo mais doce e único do que o abraço de um filho, o beijo de uma mãe?Existe algo mais sublime do que ver a natureza exuberante mudar a cada estação e sempre nos deslumbrar por sua beleza e p...


O futuro é mais importante
#203
03/17/2021

Ontem, um ouvinte perguntou algo inusitado: o que mais influencia nosso presente é o passado ou o futuro?Olha, difícil de responder. Mas, acho que depende da pessoa a quem a pergunta é dirigida: a uma pessoa inteligente ou a uma pessoa burra.
No caso da última, acho que nem o passado, nem o futuro influenciam em absolutamente nada. O desprovido de inteligência só pensa no dia de hoje, na satisfação de suas necessidades presentes, pouco lhe importando se faltou algo no passado ou se sobra algo para o futuro.
Diferente do inteligente, para quem o passado é muito imp...


O pior dos mundos
#202
03/16/2021

Estagflação, o pior dos mundos. Pois entramos nela.Isso acontece quando a inflação cresce e o PIB não cresce, ou até diminui.Pois é, a alta do preço de commodities, como petróleo e alimentos, somada à desvalorização do real ante o dólar, por não sabermos administrar a pandemia, nos joga num poço escuro.Quem mais sofre é o cidadão comum, com o parco dinheiro que tem valendo menos, sem perspectiva de emprego ou futuro.O principal objetivo de um governo é trazer oportunidades para todos e estabilidade institucional.Pobres dos que acreditaram que o discurso de morali...


Um nada
#201
03/12/2021

No antigo normal, fiz este comentário: sexta-feira é um dia maravilhoso. Véspera de não fazer nada ou, melhor, de fazer tudo que queira e não o que o patrão queira.
Esticar a noite num cinema, num show, num jantar ou numa balada, já que não tem que levantar cedo no sábado, embora o sábado pela manhã seja um período especial para fazer aquele exercício físico postergado a semana toda.
Sexta-feira é bom não só pela nossa alegria, mas, também, pela alegria dos outros, que contagia e traz um astral diferent...


Vergonha
#200
03/11/2021

Nada é mais desprezível no ser humano do que usar o poder para matar o semelhante.A barbárie pode travestir-se de diferentes maneiras. Explícita, como na Antiguidade, ou dissimulada, como na atualidade.O poder de um governante é imensurável. Basta um gesto, uma palavra, um olhar, uma atitude para influenciar milhões e, mais, afetar a vida destes.
Por isso, a reflexão antes de um pronunciamento é imperiosa.Há a pessoa do governante e a figura do governante. São duas coisas diferentes e, sábio daquele que consegue enxergar e separar.Que país abençoado por sua nature...


Se a situação mudou, mude também
#199
03/10/2021


Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite.
A primeira era forte, valente, porém não persistente. Ao cair, nadou até a borda do copo, mas como a superfície era lisa e suas asas estavam molhadas, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, não era tão forte, mas tenaz. Continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, no qual ela subiu e de onde conseguiu levantar voo.
Tempos...


Cracóvia
#198
03/09/2021

Cracóvia, na Polônia, é uma cidade lindíssima, poupada do bombardeio alemão na 2ª. Guerra.Quando a visitei, conheci a história da Igreja Matriz.
Conta-se que o bispo encomendou o projeto a dois irmãos. Divergindo quanto às duas torres principais na entrada, decidiu-se que cada irmão construiria a sua, mesmo diferentes, pois o bispo tinha certeza do talento dos dois.Terminada a obra, na inauguração, o povo elogiava só a do irmão mais novo, talvez por ser a mais alta.Dia após dia, o irmão mais velho ouvia as críticas ao seu projeto. M...


Hora de aprender sobre orçamento
#197
03/05/2021

Amigos, este período da pandemia está nos transformando, queiramos ou não.Não só o nosso ritmo de vida, mas a forma como a encaramos.Mais pessimismo, menos esperança, mais tristeza, menos energia, mais insegurança, menos determinação.É verdade, a vida está nos testando como nunca. Mas está nos dando um tempo único de reflexão. Talvez para reorganizar as finanças, o problema de 2 a cada 3 famílias.
Vocês perceberam, é claro, que estão gastando menos. Não tem mais as rotineiras idas ao restaurante, combustível nem se fala, compras no shopping idem.Que tal usar ess...


Impossível
#196
03/04/2021

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha.Era uma tarde nublada e fria e elas brincavam despreocupadas.De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando com as pernas presas na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo...


A lenta partida dos pais
#195
03/03/2021

Em boa parte de nossa existência cultivamos as imagens do pai-herói e da mãe rainha do lar.Um belo dia eles começam a parecer alienados, repetem as mesmas histórias e têm dificuldades de concluir as frases.
O que mudou no pai e na mãe de uma hora para outra?Ora, envelheceram. Perderam o garbo e a vitalidade. Estão mais frágeis, vulneráveis e esquecidos.
No fundo, cansaram de servir de exemplo e de cuidar dos outros. Agora querem ser cuidados e mimados. Nem que precisem fazer uma chantagenzinha emocional.Não fazem...


Ser velho
#194
03/02/2021

O Brasil está envelhecendo, eu estou envelhecendo, você que me ouve está envelhecendo e isso é maravilhoso, porque a única chance de viver muito é envelhecer.Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto escala, as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a visão mais ampla e mais serena.
Para refletirmos sobre isso, separei alguns pensamentos de gente brilhante, como Montaigne.Disse ele: “as rugas do espírito nos fazem mais velhos que as do rosto”.Já Shakespeare falou: “os velhos desconfiam dos jovens porque já foram jovens.”E esta é de Picasso: “quando me dizem que estou velho demais para fazer alguma coisa...


Depressão
#193
03/01/2021


Segunda-feira! Muitos pensam: que lástima. Outros: alguma coisa boa vai me acontecer esta semana. Eu sinto!É, o mundo está dividido entre pessimistas e otimistas. Interessante é que nunca conheci alguém que se seu bem na vida, que realizou seus sonhos, sendo pessimista.
Entre os pessimistas, poucos acreditam em milagres. Querem ver para crer. Acham que o milagre está no invisível, no que está para ser desvendado. Embora o verdadeiro milagre esteja no visível, da natureza, do corpo humano e de tantas outras manifestações divinas.
Olha, eu sei que para muitos é difícil ser otimista nest...


Charles Chaplin
#192
02/26/2021

Gênio, mudo, brilhante, falando.
Charles Chaplin, filosofando sobre a auto-estima, nos deixou isso: quando me amei de verdade, percebi que minha angústia é um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje, sei que isso é autenticidade.
Parei de desejar que a minha vida fosse diferente, pois tudo o que acontece comigo contribui para o meu crescimento.Hoje, chamo isso de amadurecimento.
Quando me amei de verdade, percebi como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém a realizar aquilo que desejo.Hoje, sei que o nome disso é respeito.
Desisti de querer sempre ter razão...


Consorcio
#191
02/25/2021

A Paula me pergunta se consórcio imobiliário é bom investimento.Olha, em tese, todo consórcio é bom. Consórcio de carro, imobiliário, previdência privada, todos são bons se a instituição administradora for sólida e confiável.
Para quem estranhou a previdência privada no rol de consórcios, não se espante.Previdência privada em fundo de pensão se assemelha a um consórcio, é uma poupança forçada e não tem finalidade lucrativa. Os investidores ou poupadores custeiam a gestão, mas a rentabilidade sobre o patrimônio previdenciário vai integralmente para...


Sou Mais Futuro
#190
02/24/2021

Olha pessoal, se a pandemia não ensinou as pessoas a importância de poupar para o futuro, nada mais o fará.Há anos digo aqui que só dependeremos de nós na velhice, que, felizmente, dura cada vez mais.
Pois bem, hoje vou dar uma de garoto propaganda. Criei dezenas de fundos de pensão na minha vida profissional. Todos cumprem seu papel dando aposentadorias e tranquilidade aos seus participantes.
Mas o meu xodó é o último: o Mais Futuro Fundo de Previdência> Coloquei nele tudo que aprendi ao longo da vida. Ele é o melhor e mais inovado...


A tirania dos juros
#189
02/23/2021

Falta educação financeira e previdenciária aos brasileiros.
No país que, por décadas, teve o maior juro do planeta, ouso dizer que 2/3 da população não entende de juros e, por isso, passa a vida pagando dívidas.
Vamos a um exemplo simples: se financiarmos uma TV de R$ 3.000,00 em 60 meses, a um juro de 2%, vamos pagar mensalmente R$ 86,30 e no final R$ 5.178,00 quando cessarem os pagamentos.
Já se o juro for 3%, vamos pagar mensalmente R$ 108,40 e no final R$ 6.504,00.Perceberam, 1% a mais no juro mensal te faz pagar 25% a mais pela mesma televisão...


Nunca recuar
#188
02/22/2021

Quanta tristeza, quanto desânimo, quanta desesperança!Para todos que sofrem com essa pandemia que parece jamais passar, trago uma palavra de otimismo e fé, pois creio, sinceramente, que as coisas já estão a mudar.Na nossa vida, na economia, na história dos povos e nações o que mais se observa são ciclos de avanços e retrocessos.Mesmo na natureza, que é a maior demonstração de harmonia, constância e equilíbrio, temos exemplos desse vai e vem permanente e das mensagens que devem ficar em nossa mente.É o sol se esconde quando a lua quer brilhar...


Vista cansada
#186
02/19/2021

O Hemingway dizia que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez.Eu também li que para viver intensamente devíamos olhar tudo como se fosse a primeira vez.Primeira ou última, não importa, desde que prestássemos atenção no que víssemos.É que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não vendo.
Experimente ver pela primeira vez o que você enxerga todo dia mas não vê. Parece fácil, mas não é.O que nos é familiar já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.
Voc...


Entrevista Light News 18.02.2021
#187
02/18/2021

Entrevista para o Programa Light News com a Maria Rafart que foi ao ar no dia 18.02.2021.
Nesta entrevista falei sobre as perspectivas do Coritiba para 2021.


Beleza e Paciência
#185
02/18/2021

Um amigo meu diz que qualquer casamento se resume a duas palavras: beleza e paciência.Se der certo, beleza, se não, paciência!Ilações e brincadeiras a parte, a verdade é que, hoje em dia, ninguém pode afirmar que uma relação será duradoura. Já não basta o amor, diante das dificuldades, da intolerância, da independência, do individualismo e das possibilidades e ritmo da vida atual.Há cinquenta anos, o casamento era até que a morte nos separe. Hoje, é até que a vida nos separe.Por isso, uma mulher não pode mais depositar seu futuro só na re...


Reinventar-se
#184
02/12/2021

Segundo aponta uma pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, a proporção de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados brasileiros que fazem delivery passou de 49% antes da pandemia, para 81% depois das medidas restritivas.
O delivery dobrou e, embora os empresários do setor digam que em 2021 vai retroceder, acho que as pessoas não entenderam ainda que a pandemia trouxe mudanças definitivas.A mais importante: a volta ao lar.
Não é por outra razão que a construção de novos prédios e casas batem recordes, com as pessoas buscando mais conforto e espaço para incorp...


Capacidade de adaptação
#183
02/10/2021

Ontem, refletia como resumir em uma palavra a virtude principal para se tornar um profissional de sucesso- e até uma pessoa realizada- no mundo atual.Cheguei a esta: adaptabilidade. Isso, adaptabilidade.
Explico. Na época de nossos avós, eles aprendiam um ofício ou conseguiam um emprego e o exerciam até a morte. A forma de fazer as coisas, e mesmo os produtos, levavam uma geração para mudar. Um exemplo claro é o fusca, que foi uma das poucas opções de carro aqui por décadas.
Ocorre que o conhecimento e a tecnologia mudaram tudo.A cada dia, mais e...


Morretes e Camboriú
#182
02/09/2021

Os curitibanos gostam de ir comer barreado em Morretes, onde tenho casa há 25 anos.Os europeus também, deslumbrados pela Serra do Mar e sua exuberante natureza.
Agora, não consigo entender um litoral a uma hora de Curitiba, com cidades históricas, um clima privilegiado, belezas naturais e um povo acolhedor, que nunca recebeu atenção de nenhum governo nas últimas décadas.A verdade é que nosso litoral apenas sobrevive. O pouco progresso só graças aos bravos empresários da gastronomia local e dos donos de pousadas.
Agora, comparo essa situação com a de Camboriú, onde passei o ú...


Meu tempo
#181
02/08/2021

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.Isso me fez pensar no que já realizei e no que ainda poderei fazer.
Me fez refletir, também, no que eu não gostaria mais de fazer, por ter perdido meu tempo, o bem mais precioso que alguém pode ter numa vida.
E concluí que já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gente presunçosa. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles adm...