Na Salinha
Apresentado por Daniel Oksenberg, o podcast entra nas salinhas de quem vive de ter ideias. A cada 15 dias, um novo bate-papo sobre a trajetória e aprendizados de profissionais admirados pela sua criatividade.
Daniel Wakswaser
Neste episódio, o papo é com o Vice-Presidente de Marketing da Ambev, Daniel Wakswaser. Ou Dani Waks.
De trainee a VP, o Dani está na Ambev há 16 anos. Nesse tempo, ele atuou com inúmeras marcas, como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e diferentes posições de liderança em diversas áreas e negócios da companhia. Primeiro no Brasil, depois na Europa e nos EUA.
Comandou a divisão chamada de Future Beverages, dedicada à criação da estratégia mundial de novos produtos em categorias alcoólicas que não cerveja. E é um dos líderes da estratégia...
Rafael Pitanguy

Redator de origem, Pitanguy começou a carreira no Rio de Janeiro. Depois de passar por agências locais como a Doctor, Script e a Giovanni FCB, ele encarou o desafio de cruzar a Dutra para fazer parte da equipe da África. Trocadilhos à parte, foi dali que Pitanguy resolveu mudar de continente, deixando a África para a Fischer Portugal. Foi quando ele voltou para o Brasil, para trabalhar na Lew’Lara TBWA e logo depois, voltar para a África, onde ele voltou como DC e saiu como VP, 6 anos depois, para assumir o cargo de CCO na VMLY&Y e, há me...
Alexandre Gama

Na estreia da 5ª temporada do podcast, o convidado é o fundador e CEO da Inovnation, Alexandre Gama.
Um dos criativos mais respeitados do Brasil, o Gama começou a ter destaque na carreira no início dos anos 80, como redator da Standard Ogilvy, quando topou o convite do Nizan Guanaes para começar uma nova agência, a DM9, onde se tornou o redator mais premiado do país. Foi lá que Gama conheceu o Marcello Serpa e Luiz Madeira, e os três se juntaram para se tornarem sócios da AlmapBBDO. Depois da separação, ele foi para a Y...
Bianca Guimaraes

Dessa vez, o papo é com a sócia e ECD da Mischief USA, Bianca Guimaraes.
Depois de passar por um rápido início no mercado brasileiro, a Bianca praticamente construiu sua carreira em Nova York. Chegou como diretora de arte na JWT, onde ficou por 4 anos. E, em seguida, partiu para BBDO onde ficaria por quase 7, criando campanhas sensacionais para Macy’s, Thinx, Monica Lewinsky e Sandy Hook Promise.
Foi quando, em 2020, ela decidiu aceitar o convite de ajudar a criar uma agência do zero, a Mischief USA, que no seu primeiro ano já foi...
Renato Simões

Renato iniciou sua carreira em uma série de agências pequenas, mas foi na Salles que ele realmente começou a chamar a atenção do mercado, com seus primeiros filmes premiados com leão em Cannes. Na sequência Renato foi pra Fischer, onde deu início a uma das duplas mais longevas e premiadas da propaganda brasileira, com o Bruno Prosperi. De lá, eles partiram pra Leo Burnett para liderar uma verdadeira revolução criativa que mudou a história da agência.
Depois disso, Renato ainda passou pela F/Nazca e Almap, onde chegou como r...
Kobra

Da periferia de São Paulo para o mundo, Kobra começou no mundo da arte de rua pichando os muros do bairro de Jardim Martinica, onde nasceu. Até que a identificação com a cultura hip-hop levou ele a conhecer o grafite e, depois, o muralismo.
Sua arte urbana começou a ganhar visibilidade nos anos 2000, com o projeto Muro das Memórias, em que mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas.
Desde então, Kobra transformou o Brasil e o mundo em uma verdadeira galeria...
Fernando Machado

Fernando começou sua carreira na Unilever, onde ficou por 18 anos trabalhando no marketing de diferentes produtos, como Fofo e Vaseline. Mas foi quando ele entrou para o time de Dove, em 2012, que ele explodiu para o mundo da propaganda e marketing, com a icônica campanha Real Beauty Sketches.
O sucesso abriu as portas para o Fernando escolher o que queria fazer a seguir. E ele escolheu o Burger King, onde foi CMO Global. Primeiro do próprio Burger King e depois, de toda a holding Restaurant Brands International, que além da casa do Whopper, tamb...
Alexandre Machado
Para começar a 4ª temporada, um cara que eu admiro demais desde que escolhi esta profissão e com quem eu queria conversar desde que comecei o Na Salinha. O redator e roteirista, ou vice-versa, Alexandre Machado.
Alexandre começou sua carreira como redator no Rio, nos anos 80, onde ele trabalhou em agências como Caio Domingues, a agência da TV Globo – que na época chamada de Agência da Casa – DPZ e MPM. No paralelo, ele sempre fez questão de escrever também para outros formatos. Seja como colaborador do Pasquim e do Planeta Diário, que ma...
Sergio Gordilho

Para encerrar essa 3ª temporada, o papo é com o copresidente e diretor geral de criação da Africa, Sergio Gordilho.
Gordilho começou sua carreira em Salvador, na Propeg e na SLAP. Depois de um mestrado em design gráfico na Royal College of Arts, em Londres, ele voltou para o Brasil, mas para a DM9, a agência mais baiana de São Paulo naquele tempo. De lá, partiu para a Bates, atual Y&R.
Foi quando, em 2002, ele recebeu a proposta de Nizan Guanaes para entrar como sócio em uma agência diferente de tudo que...
Edson Oda

O roteirista e diretor Edson Oda começou sua carreira em uma outra vida, como redator na DM9. Em 10 anos lá, ele fez trabalhos premiados para clientes como Blockbuster, Latin Stock, MASP e Tok&Stok. Até que resolveu mudar de vida e ir para o mundo do cinema, com o incentivo de ninguém menos do que Quentin Tarantino.
Vários curtas, videoclipes, cursos e um mestrado depois, Oda escreveu e dirigiu seu primeiro longa, Nove Vidas (ou Nine Days), que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Sundance e várias indicações em outros...
Juliano Prado

Juliano começou sua carreira com uma pequena agência de propaganda, mas foi na primeira onda da internet, na virada do milênio, que ele alçou novos vôos. Foi nesta época que ele lançou o “emotioncard”, o site de cartões virtuais que certamente foi um dos primeiros virais da internet brasileira. Mas que seria reduzido a pó pelo seu empreendimento seguinte: um despretensioso DVD de clipes infantis.
Se você tem filhos, sobrinhos, primos, já andou de ônibus, avião ou foi almoçar em um restaurante ao lado de outra família, você conhece a Gali...
Wilson Mateos

Menino prodígio da propaganda, Wilson começou sua carreira na Grottera. De lá, passou por praticamente todas as agências do mercado. Foi redator da FCB, Lew’Lara, F/Nazca, Almap e DM9. Depois, diretor de criação na Neogama, Y&R e Cubocc. Até chegar ao cargo de VP numa breve passagem pela Fischer e finalmente, Leo Burnett. Isso só no Brasil, porque ainda deu tempo de trabalhar nos EUA no meio desse caminho, na 180LA e David&Goliath.
Desde 2020, ele resolveu aplicar toda esta experiência e talento acumulado fundando a 11:11 com o Marcelo Siqueira, o...
Marina Willer

Marina Willer começou sua carreira em Curitiba, mas a grande virada se deu quando, aos 28 anos, fez um mestrado em design gráfico no Royal College of Art. A partir daí, ela entrou para o estúdio inglês Wolff Olins e começou a chamar a atenção do mundo, com trabalhos como para o Tate Modern, e do Brasil, com o branding da Oi.
Foi quando ela foi convidada para um dos mais prestigiados estúdios de design do mundo, a Pentagram, como a primeira sócia mulher do escritório de Londres, em 2012. Desde então...
Felipe Simi

Felipe Simi começou a sua trajetória publicitária do outro lado do balcão, no marketing da The Hershey Company e, em seguida, da Unilever. De lá, ele entrou para a criação da agência de conteúdo New Content. Primeiro como redator. Depois, diretor de criação. Foi quando ele resolveu mudar de agência e de cadeira novamente, para ocupar o cargo de Chief Strategy Officer, ou CSO, na Cubo.
Até que em 2015, Simi decidiu juntar todas essas suas experiências, ideias e ideais para fundar a sua própria agência, a Soko. Que em 6...
Adão Iturrusgarai

Adão começou sua carreira profissional como diretor de arte em Porto Alegre. Mas em poucos anos depois, já tentava viver dos seus desenhos, charges e cartuns.
Em 1991, editou a revista Dundum, que gerou um polêmica danada. Depois uma temporada em Paris, se mudou para São Paulo quando foi convidado a se juntar a Laerte, Angeli e Glauco no trio Los 3 Amigos. Nesse período também escreveu para a TV Globo, em programas como TV Colosso, Sai de Baixo e Casseta & Planeta.
Criador de personagens como a adolescente ninfomaníaca Aline, o casal...
Bráulio Mantovani

Considerado o melhor roteirista do Brasil, o primeiro longa-metragem do Braulio já marcou a história do cinema brasileiro: Cidade de Deus. Filme que, entre muitos prêmios, recebeu 4 indicações ao Oscar. Inclusive aquela que fez dele o primeiro e único brasileiro a ser indicado na categoria de melhor roteiro.
Desde então, Braulio emendou outros sucessos de público e crítica, como O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, Tropa de Elite 1 e 2 e Vips, entre outros. Além de ter escrevido o romance Perácio – Relatos Psicóticos.
Se você se int...
Dulcidio Caldeira

Hoje, a conversa é com o sócio e diretor da Boiler, Dulcidio Caldeira.
Dulcidio começou sua carreira como redator publicitário em Curitiba. Primeiro na Gemini e depois da Master. De lá, embarcou para São Paulo e entrou para a equipe da AlmapBBDO, onde em 6 anos, se consolidou como um dos melhores redatores do Brasil com trabalhos para Pepsi, Volkswagen, GOL Linhas Aereas e outros.
Depois de 2 anos na BBDO de NY, Dulcidio foi convidado a voltar para uma segunda temporada na Almap, dessa vez como diretor de criação geral da agência. Per...
Rita Lobo

Depois de deixar a carreira de modelo, Rita recomeçou sua trajetória na cozinha escrevendo uma coluna na Folha de São de Paulo. De lá, saiu no ano 2000 para lançar o Panelinha, um site de receitas simples e práticas que rapidamente fez o maior sucesso. 20 anos depois, o Panelinha, além do site, virou editora e produtora.
Pela editora, Rita é autora best seller, com 9 livros publicados, incluindo, o ‘Panelinha, receitas que funcionam’, único livro nacional indicado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.
Como produtora, e...
Vik Muniz

Hoje o papo é com um artista plástico que dispensa maiores apresentações, Vik Muniz.
Nascido em São Paulo e revelado para o mundo das artes em Nova York, as obras do Vik fazem parte do acervo pessoal e galerias em São Francisco, Madri, Moscou, Tóquio e, claro, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de alguns dos principais museus de arte moderna do mundo, como o Tate Modern, em Londres, o Getty Institute, em Los Angeles, o MoMa, em NY e o Centre Georges Pompidou, em Paris.
Com uma linguagem...
Antonio Prata

Dessa vez, o papo é com o escritor e roteirista Antonio Prata.
Depois de começar sua carreira como jornalista, Antonio logo se estabeleceu com um dos melhores cronistas da sua geração. Primeiro na Revista Capricho, onde escreveu na última página por 6 anos. Depois, no Estadão. Até finalmente chegar a Folha de São Paulo, onde escreve todo domingo.
Em paralelo aos seu trabalho de crônicas, que já rendeu alguns livros como “Nu de Botas”, “Meio Intelectual, Meio de Esquerda” e “Trinta e Poucos”, Antonio também faz parte do time de roteiristas da Globo, co...
Maurício Meirelles

Hoje o papo é com o humorista, apresentador, roteirista, influenciador, escritor e, o mais impressionante, botafoguense, Maurício Meirelles.
Maurício começou sua carreira como redator em agencias de publicidade como Lowe, Nova/SB e Talent. Mas em 2007, migrou de vez para o humor com textos, formatos e muito stand-up comedy, que acabaram o levando para a TV, onde ele fez parte da programação de emissoras como GLOBO, RECORD, MULTISHOW, SPORTV, BAND – do antológico CQC – e atualmente REDE TV!, com seu mais novo programa, o Foi Mau.
Com 3 solos de stand-up de sucesso, 1 especial pa...
Gilliard Lopes

Hoje o papo é com Gilliard Lopes, Senior Game Designer do Fifa, na Electronic Arts, em Vancouver.
A gente já falou de cinema, fotografia, literatura, música, mas ainda faltava conversando na maior industria de entretenimento do mundo: os games.
Gilliard Lopes começou no mundo dos jogos eletrônicos com sua empresa própria ali no final dos anos 90, a Paralelo Computação. De lá, fez um pit spot na Roplon em Florianópolis onde participou do desenvolvimento de um dos jogos mais comentados do mercado nacional, o Taikodon. Foi quando finalmente ele foi convidado a se mudar...
Christiano Neves: Um Tributo

Esse é um episódio diferente. Há um mês, o Christiano Neves, diretor de criação da JWT de Londres, depois de lutar contra um cancer durante 5 anos, acabou indo descansar. Eu não conheci o Chris. Mas a partida dele mexeu muito comigo, pessoalmente. Não sei se porque ele era mais ou menos da minha idade ou porque a gente tinha muitos amigos em comum, ou porque ele também era pai de filho pequeno. Mas eu me arrependi muito de não ter gravado um episódio com ele nesses primeiros três anos do podcast.
Por tud...
Adriana Falcão

Desta vez, o papo é com a escritora e roteirista Adriana Falcão.
Ex-redatora publicitária, a Adriana pulou do intervalo comercial direto para a programação da TV Globo quando foi convidada para integrar o time de roteiristas do seriado Comédia da Vida Privada. A partir daí, ela emendou um monte de trabalhos marcantes na televisão, com destaque para o inesquecível O Auto da Compadecida, o fenômeno A Grande Família e o mais recente Mr. Braun.
Considerada uma mestre na arte de criar diálogos, Adriana ainda escreveu livros adultos e infantojuv...
Gustavo Zylbersztajn

Dessa vez, a gente voou virtualmente até a Patagônia chilena, para conversar com o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn.
Um dos profissionais mais requisitados, tanto no mercado editorial como publicitário, o Gustavo já fotografou para algumas das maiores marcas e revistas nacionais e internacionais. Entre um job e outro, ele sempre se dedicou a projetos pessoais, que já marcaram presença na Bienal de Arte de Roma e de Florença, além de terem gerado uma exibição própria no MuBE, em São Paulo.
Hoje em dia, Gustavo vive isolado com a família na...
Antonio Pinto

Hoje o papo é com músico multi-instrumentista, compositor, produtor e sócio da Supersônica, Antonio Pinto.
Um dos maiores compositores de trilhas sonoras do Brasil, Antonio foi o responsável por você sair assobiando do cinema de alguns dos melhores filmes da chamada retomada do cinema brasileiro, como Central do Brasil, Abril Despedaçado e Cidade de Deus. Uma sequência que abriu as portas do mercado internacional e levou o Antonio a trabalhar nas produções de sucessos como Collateral, Senhor das Armas, Senna, Amy e, entre tantos outros, Amor nos Tempos do Cólera, pelo qual r...
Antonio Tabet

Hoje o papo é com o blogueiro, roteirista, ator, apresentador e gorilão da bola azul, Antonio Tabet.
Criador do Kibe Loco, que gerou mais memes do que é possível contar, co-criador do Porta dos Fundos, que produziu mais virais do que qualquer outro canal, além de fundador do Canal Desimpedidos e My News, se tem alguém que sabe o que é fazer sucesso na internet é o Tabet.
Carlos Saldanha

Bem-vindo à terceira temporada do Na Salinha.
E para começo de conversa, o meu papo é com o diretor, animador e produtor Carlos Saldanha.
Com duas indicações ao Oscar, Saldanha dirigiu grandes sucessos da animação como A Era do Gelo 1, 2 e 3, Robôs, Rio 1 e 2, e Touro Ferdinando. Seu mais novo projeto é como produtor e showrunner da série Cidade Invisível do Netflix, que mistura o folclore brasileiro com o gênero policial, e já foi confirmada para uma segunda temporada.
Washington Olivetto
Para fechar com chave de ouro, eu fui até Londres para conversar com um dos patriarcas da publicidade brasileira como nós a conhecemos: Washington Olivetto.
Washington começou sua carreira como redator na HGP. Logo depois, foi pra Lince propaganda, onde ganhou seu primeiro Leão de Bronze em Cannes. Em seguida, fez história na DPZ ao criar campanhas antológicas como o Garoto Bombril, além dos dois primeiros leões de ouro da história da propaganda brasileira.
Convidado a ser sócio do grupo suíço GGK, nascia a W/GGK, que vir...
Jaime Mandelbaum
Neste episódio, vamos até Madrid, conversar com o CCO da VMLY&R de toda a Europa, Jaime Mandelbaum.
O Jaime começou oficialmente sua carreira como diretor de arte já fora Brasil na Leo Burnett de Praga. De lá, passou pela Jung Von Matt de Hamburgo. Depois voltou a Praga para entrar na criação da Kaspen. E novamente para a Alemanha, desta vez para a TBWA Berlim. Até voltar para Republica Tcheca, agora em definitivo, na Y&R.
Ali, Jaime foi subindo todos os degraus do grupo Y&R. Primeiro como diretor de criação...
Miguel Bemfica
Neste episódio, estamos de volta a Espanha para com o CCO da MRM/ McCann Madrid, Miguel Bemfica.
O Miguel começou a sua trajetória lá no Recife. Mas ainda estagiário de redação, decidiu tentar a sorte em São Paulo. Primeiro na Colucci e depois na AlmapBBDO, DM9DDB e DPZ. Depois de criar campanhas memoráveis para Volkswagen, Ambev, Telefônica e muitas outras marcas, o Miguel ainda arrumou tempo de criar a Escola Cuca, que está aí até hoje formando novos profissionais para o mercado.
Foi um pouco depois disso que ele...
Alexandre Okada
Neste episódio, voltamos a Inglaterra para conversar com o Global Creative Director da Mullen Lowe de Londres, Alexandre Okada.
Redator, o Okada começou sua carreira com estágios em algumas das melhores agência do mercado nos anos 90, como W/Brasil e DM9DDB. Mas foi na DDA, agência do grupo Y&R, que ele despontou para o mercado.
De lá, Okada foi para a Leo Burnett, onde participou da criação de uma das campanhas mais marcantes da época, a “Está na hora de rever os seus conceitos” para a Fiat. Sem sair da Le...
João Linneu
Desta vez, eu fui até Lisboa, trocar uma ideia com o sócio da editora Void, focada em livros de fotografia, João Linneu.
Linneu começou sua carreira na direção de arte da TBWA/Capsula. Depois disso, passou por várias outras agências: F/Nazca, Fischer, JWT, AlmapBBDO e novamente F/Nazca. Nessa segunda passagem, ele foi o grande responsável por dar uma nova cara à direção de arte da agência. Uma cara que influenciou e continua influenciando inúmeros diretores de arte no mercado até hoje.
Com trabalhos como “Xixi no Banho” pa...
Leo Macias
Desta vez, estou de volta a Los Angeles para trocar ideia com o novo Head of Global Creative do Snap Inc, Leo Macias.
O Leo começou como diretor de arte na Colombia. De lá, resolveu vir ao Brasil. Primeiro em Goiania e depois em São Paulo, onde passaria por agências como Publicis, Talent, Z+ e DM9, ganhando e julgando metais de todas as cores e formatos nos principais festivais do mundo.
Nessa época, Leo voltou para a sua terra natal como CCO da DDB Colombia, onde foi apontado como um dos 10 profissionais mais...
Suzana Apelbaum
O papo hoje é lá em Nova York, com a Head of Creative do Google, Suzana Apelbaum.
Suzana começou como redatora no Rio de Janeiro, na Midialab. Mas foi em São Paulo que ela mudou de patamar quando entrou na lendária Agenciaclick no início dos anos 2000para ajudar a construir uma das melhores agências digitais do mundo, nos primórdios da internet.
De lá, ela passaria pela Thompson e Africa, liderando o processo que levaria essa última ao 2º lugar entre as agências digitais do ano no festival de Cannes. Foi quando Suzan...
Marco Antonio do Nascimento (Eddie Murphy)
Desta vez, eu fui até Barcelona conversar com o diretor de criação e diretor de arte, Marco Antonio do Nascimento, o Eddie Murphy.
O Eddie Murphy começou sua carreira de diretor de arte na Grotera. Mas foi na Lintas, atual Lowe, que ele começou a destacar no mercado, com trabalhos marcantes para clientes como Axe e Melitta. Eddie ainda passou pela Leo Burnett e DM9 antes de partir para a Alemanha, para fazer parte da equipe da Jung Von Matt, em Hamburgo.
De lá, o Eddie passou por agências vários países d...
Danilo Boer
Desta vez, fomos para os EUA conversar com um dos novos co-CCOs da Ogilvy NY, Danilo Boer.
Em toda a sua carreira, Danilo só trabalhou em BBDOs. Primeiro, na Almap, onde começou como estágiario, passou pelo design e saiu como um dos diretores de arte de um Grand Prix em Cannes, para Billboard, entre outras campanhas incríveis para marcas como Havaianas, Ambev, Volkswagen e Getty Images.
Em 2009, Boer vai para os EUA praticamente recomeçar em outra BBDO, de NY, aonde ele também foi crescendo, virou Head of Art da agência e...
Eduardo Marques
O papo dessa vez é com o CCO da Publicis Espanha, Eduardo Marques, o Dudu Marques.
Dudu começou sua carreira como redator passando por algumas agências de Vitória, quando recebeu um convite para vir para São Paulo, se juntar a DM9. Algum tempo depois, ele precisou se reinventar e partiu para a Thompson do Bahrein, no Oriente Medio.
De lá, Dudu topou voltar a São Paulo, desta vez para a Ogilvy, onde ele faria trabalhos inovadores para marcas como Burger King, Hellman’s e Coca-Cola. Trabalho que rendeu a proposta para ir aos EU...
Luciana Cani
O papo dessa vez é do outro lado mundo, com a ECD da Saatchi & Saatchi Tóquio, Luciana Cani.
Diretora de arte, a Luciana trabalhou em São Paulo por 10 anos, em agências como a Grey, Leo Burnett e Ogilvy, antes de cruzar o Atlântico e pousar em Portugal, na Leo Burnett Lisboa.
Nesses 9 anos, em que ela entrou diretora de arte e saiu ECD da agência, a Lu criou e liderou trabalhos que ajudaram a colocar definitivamente a Leo Burnett Lisboa entre as agências mais criativas do país. Além da própri...
André Laurentino
Neste episódio, o papo é com o CCO da Ogilvy de Londres, André Laurentino. Ou Dedé.
Curiosamente, o Dedé começou sua carreira de redator como diretor de arte, o que ele fez brilhantemente por mais de 10 anos. Primeiro na Italo Bianchi, no Recife. Depois da DPZ e AlmapBBDO, em São Paulo, onde se tornou um dos melhores diretores de arte do país.
Mas foi na Lew’Lara que ele finalmente virou redator, dando início a uma trajetória igualmente notável, para clientes como Nokia, Aruba, TIM e Banco Real.
Foi quando...