Renascença - Dúvidas Públicas

40 Episodes
Subscribe

By: Renascença

Todas as semanas, uma entrevista para ajudar a entender as opções de política económica e o caminho que as empresas vão abrindo na conquista de mercados, nacionais e internacionais. Um olhar para os pequenos e grandes negócios numa conversa conduzida pelos jornalistas Arsénio Reis e Sandra Afonso. Para ouvir aos sábados ao meio-dia.

Álvaro Beleza: "Seguro é o único à esquerda que tem hipótese de apoios de quem não votou PS"
Today at 9:46 AM

Em entrevista à Renascença, Álvaro Beleza acredita ainda que o antigo secretário-geral do PS é o melhor árbitro para equilibrar o poder partidário no país, neste momento dominado pelo PSD. No plano económico, o presidente da SEDES avisa que será "indesculpável" se o Governo não aproveitar o bom momento económico para avançar com as reformas necessárias.


Confederação Empresarial quer IRC nos 18% em 2026
10/04/2025

Para o próximo ano a CIP defende um corte de pelo menos 2 pontos percentuais no IRC, volta a defender o 15º mês livre de impostos, pede mais investimento e mais crescimento. Armindo Monteiro, presidente da CIP, avisa ainda que retirar os apoios aos combustíveis representa “sérios prejuízos” para a indústria nacional.


Marcelo sem "noção do ridículo”, "truques" nas finanças e "despesa sem travões"
09/27/2025

Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, o deputado socialista e vice-presidente da bancada parlamentar acusa o ministro das Finanças de ser "chico-esperto" e retirar credibilidade às contas nacionais. António Mendonça Mendes avisa que o PS não está obrigado a viabilizar o Orçamento do Estado e critica as novas medidas para a habitação. Faz ainda um balanço negativo de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, sobretudo nos últimos anos, "deixou de ter a noção do ridículo".


Presidente da ANAFRE espera "revolução" nas autárquicas, com "muitas caras novas"
09/19/2025

Em fim de mandato, Jorge Veloso deixa críticas aos governos dos últimos três anos, pelas promessas não cumpridas e pelo congelamento do financiamento. O socialista demarca-se também de algumas das propostas do secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, para a reforma do poder local. Para as autárquicas, o presidente da Associação Nacional de Freguesias recusa fazer prognósticos, mas espera uma "revolução".


Ministro avisa que nem o Estado nem a Casa do Douro podem “andar a comprar vinho”
07/19/2025

Em entrevista à Renascença, o ministro da Agricultura diz que a proposta de Von der Leyen "é um erro" e prevê que pode representar uma perda de 18% dos fundos para Portugal. José Manuel Fernandes questiona o que anda a fazer o presidente do Conselho Europeu, que não se tem visto nem ouvido.


ACEGE pede “coragem” às empresas para avaliarem se têm trabalhadores pobres
07/11/2025

A presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), Patrícia Melo e Liz, é a convidada do programa Dúvidas Públicas desta semana.


CGTP considera um “logro” justificação do Governo para mexer na lei da greve
07/05/2025

O secretário-geral da CGTP diz que a intersindical não define linhas vermelhas para as negociações, mas não aceita alterações à lei que reduzam os direitos dos trabalhadores. Em entrevista à Renascença, Tiago Oliveira acusa ainda o Governo de querer esconder os baixos salários com o pagamento dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos e critica as medidas para a imigração.


Portugal já deu ordem de expulsão a 40 mil imigrantes ilegais
06/28/2025

O secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração, Rui Armindo Freitas, avança que estão a ser enviadas notificações de expulsão todos os dias e que cerca de 40 mil já têm ordem para abandonar o país. No entanto, o Governo não tem como executar a medida.


Vieira da Silva defende que não existem bloqueios no país que justifiquem alterar a lei da greve
06/21/2025

Em entrevista à Renascença, o antigo ministro socialista do Trabalho e Segurança Social critica as novas medidas do governo na área laboral e defende que falta estabilidade política que garanta uma verdadeira reforma do Estado. José Vieira da Silva comenta ainda a “crise profunda” do PS, os objetivos para as autárquicas, as incógnitas das presidenciais e o final de mandato de Mário Centeno.


Álvaro Covões: "O privado na cultura é um setor pária, que não tem ministério"
06/07/2025

O promotor deixa duras críticas à política cultural, que em 51 anos de democracia nunca incluiu os privados, e às sucessivas tutelas, que deviam ser lideradas por um gestor. Álvaro Covões garante que não se ouvem protestos de mais empresários, porque têm medo de represálias. Acusa ainda a Autoridade da Concorrência de falta de transparência, no âmbito da entrada em Portugal da gigante norte-americana Live Nation, e alerta para o peso dos estrangeiros na economia nacional.


AD promete “redução gradual até 17%" do IRC, mas a CIP quer mais
05/31/2025

Armindo Monteiro quer um compromisso de descida para 15% e defende a antecipação do corte da taxa para 17%, que pode avançar já no próximo Orçamento do Estado. Em entrevista à Renascença, pede ainda um pacto partidário e diz que o governo já não tem desculpa para não avançar com as reformas estruturais.


"Todos devem pagar imposto"
05/23/2025

O convidado desta semana do programa Dúvidas Públicas, da Renascença, é Carlos Tavares, ex-ministro da Economia de Durão Barroso, ex-presidente da CMVM, passou por cargos de topo em vários bancos e foi presidente do Banco Montepio. Atualmente coordena o Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da SEDES.


Uma forma criativa de combater a crise na habitação? Subir o IMI nas casas de luxo
05/10/2025

O ​diretor da Católica Lisbon SBE critica a falta de criatividade nos programas partidários e sugere o agravamento do IMI nos imóveis de luxo. Em entrevista à Renascença, Filipe Santos defende o combate aos lobys e corporativismo e lamenta a ausência de temas fundamentais na campanha eleitoral, como a situação internacional. Alerta ainda que estamos a entrar numa nova ordem mundial e critica a reação lenta dos norte-americanos ao "assalto ao poder" no país, que com Donald Trump caminha para uma autocracia.


REN pública ou privada? Prejuízos do apagão podem "pecar por defeito"
05/02/2025

O convidado do programa Dúvidas Públicas desta semana, Pedro Oliveira, diretor da Nova SBE, considera que os custos do apagão podem "pecar por defeito". Sobre as vozes que defendem a nacionalização da REN, diz que a falha teve origem em Espanha, onde a rede elétrica é pública. Sobre a campanha eleitoral, elege as melhores propostas em diferentes áreas e critica a ausência de temas essenciais do debate, como a situação internacional.


Municípios alertam que estão a aumentar os despejos, incluindo de idosos, e os pedidos de habitação
04/25/2025

Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, a presidente da Associação Nacional de Municípios defende um organismo próprio que fiscalize a corrupção a nível local, mas rejeita a associação da corrupção às autarquias. Luísa Salgueiro desmente ainda declarações recentes da ministra do Trabalho e avisa que estão a aumentar os despejos, incluindo de idosos, e os pedidos de habitação aos municípios.


Renováveis querem criar milhares de empregos qualificados e pedem acordos políticos
04/11/2025

Há muito interesse em produzir energia renovável em Portugal, sobretudo por estrangeiros, responsáveis por 85% dos projetos em cima da mesa. Em causa pode estar a criação em Portugal de até 116 mil novos postos de trabalho, qualificados. Em entrevista à Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) explica, também, porque é que a fatura ainda não baixou com as renováveis e porque é que os preços só deverão aliviar a partir de 2030. Aos partidos deixa um apelo para que se entendam no Parlamento.


Governo AD foi "quase uma campanha eleitoral permanente"
04/05/2025

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) critica a reação lenta do Governo às novas tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, ao contrário do que já fez a vizinha Espanha. Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, João Vieira Lopes lembra que esta guerra comercial terá impacto nas empresas exportadoras e na economia nacional, deverá afetar os preços, os salários e o emprego. Diz ainda que o Governo da AD andou em “campanha eleitoral permanente” e pouco avançou nas medidas prometidas, também devido à quadratura parlamentar...


"Atuação do Ministério Público" afasta "elite da política", diz Mira Amaral
03/29/2025

Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, Mira Amaral deixa críticas ao Chega e ao BE, responsabiliza os líderes do PSD e do PS pela queda do governo e diz que o Presidente da República estava obrigado a anunciar novas eleições. Luís Montenegro cometeu um “lapso” e o Ministério Público afasta as elites da política, diz o antigo ministro de Cavaco Silva. Mira Amaral avisa ainda que a queda do governo compromete a privatização da TAP e a execução do PRR. Reconhece que do PS também chegam boas medidas...


Falta de médicos. "Jovens já não sentem essa atração pela saúde"
03/21/2025

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada é o convidado desta semana do programa Dúvidas Públicas da Renascença. Óscar Gaspar alerta que o problema da falta de médicos vai agravar-se nos próximos anos, porque muitos profissionais estão perto da reforma e os jovens já não querem ir para Medicina. Garante que há privados interessados em PPP na saúde e que esta matéria não deve ser usada em disputas partidárias. Reconhece ainda que o SNS está a trabalhar mais, mas ainda precisa dos privados para diminuir as listas de espera.


Miranda Sarmento, disponível para ser novamente ministro, admite excedente orçamental de 0,5%
03/15/2025

Em entrevista à Renascença, Joaquim Miranda Sarmento deixa duras críticas ao PS e, em particular, a Pedro Nuno Santos, que responsabiliza pelas eleições antecipadas, a par com o Chega. Elogia o antecessor, o socialista Fernando Medina, que já criticou a queda do Governo, e recusa apontar o dedo ao Presidente da República.


Preço da roupa pode aumentar até 30% devido ao custo da reciclagem
03/07/2025

A indústria têxtil quer que os milhões que vão ser gastos em Defesa também cheguem ao setor e que Portugal deixe de comprar fardas fora da União Europeia. Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal avisa que as vendas das grandes plataformas chinesas de baixo custo para a Europa são cinco vezes maiores do que as estimativas. Mário Jorge Machado alerta que, dentro de um a dois anos, o preço da roupa em Portugal vai incluir o custo...


"Sou a favor do escrutínio dos políticos, mas não podemos cair no exagero"
02/28/2025

Os políticos não estão impedidos de terem empresas, mas não vale tudo, avisa Óscar Afonso, um dos fundadores do Observatório de Economia e Gestão de Fraude. O diretor da Faculdade de Economia do Porto defende o escrutínio dos políticos e o agravamento de penas e multas nos crimes de corrupção e diz que o Plano Anticorrupção do Governo não terá impacto , criticando a falta de vontade política no combate a estes crimes.


Deve Portugal antecipar investimento em Defesa?
02/22/2025

O presidente do cluster AED, que reúne as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa, garante na Renascença que a produção com fins militares tem muito potencial em Portugal. José Neves diz que o país já está a investir em projetos com alto valor acrescentado, de olhos na guerra 5.0, e dá como exemplo os 400 milhões em execução através do PRR. No entanto, é cedo para injetar mais dinheiro público, porque esta é uma indústria ainda em desenvolvimento.


Salário extra é "fuga legalizada" à Segurança Social e "péssimo princípio"
02/15/2025

Vítor Junqueira, especialista em Segurança Social e um dos autores do Livro Verde, critica alterações que impeçam a entrada de imigrantes e que promovam isenções sobre as contribuições. Em entrevista ao Dúvidas Públicas da Renascença, defende que as pensões estão garantidas nos próximos 40 anos, o que retira pressão sobre o sistema, mas é preciso decidir. Avisa que as contribuições da generalidade dos trabalhadores não devem servir para pagar o défice na Caixa Geral de Aposentações, defende descer as pensões em caso de deflação e diz que a reforma pode...


Ricardo Arroja. "Portugal manterá uma relação privilegiada com a América"
02/08/2025

O presidente da AICEP diz que o que importa são os contratos assinados, não as intenções, mas avança à Renascença que, para 2025, estão a ser analisados mais de 20 mil milhões de euros em potenciais projetos, com investimento direto estrangeiro, e espera executar pelo menos 10%.


Plano para a Floresta custa milhares de milhões até 2040, mas será todo recuperável
02/01/2025

O ministro da Agricultura e Pescas é o convidado do programa Dúvidas Públicas desta semana. José Manuel Fernandes antecipa o Plano para a Floresta, avisa que o atraso na Barragem do Pisão pode custar 141 milhões do PRR e diz que há um quarto foco de gripe das aves em avaliação no país e milhões em apoios para os produtores afetados pelas doenças e mau tempo.


Marco Galinha. “Donald Trump precisa da Europa para ter sucesso”
01/25/2025

Em entrevista à Renascença, o empresário elogia o novo presidente norte americano, enquanto comunicador e negociador, rejeita que seja extremista e diz que Portugal é um dos países europeus com melhores relações com a administração Trump. O acionista da Global Media critica ainda a falta de apoio às empresas do setor, que fazem serviço público e garantem a democracia, e avisa que o plano do governo para os media ainda não é suficiente. Anuncia também que há um investidor interessado no Diário de Notícias.


Fabricantes admitem paragens de produção e encerramentos no setor automóvel em 2025
01/18/2025

A crise europeia no setor automóvel já chegou a Portugal, com as exportações a caírem acima do esperado. Em 2025, as empresas deverão recorrer ao lay-off e algumas podem mesmo fechar, segundo o presidente da Associação dos Fabritante da Indústria Automóvel. Em entrevista à Renascença, José Couto defende menos impostos para o automóvel e para a indústria e a exploração de lítio para as baterias. Defende também que o carro elétrico não será a única opção no futuro.


"Parlamento faz excesso de policiamento em determinados casos"
01/11/2025

João Pedro Tavares, presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, é o entrevistado desta semana do programa Dúvidas Públicas.


Juros podem cair "para dar estímulo temporário à economia", diz João Leão
01/04/2025

Juros podem cair para menos de 2% em 2025 "para dar estímulo temporário à economia", diz João Leão. Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, o ex-ministro das Finanças fala também em falta de concorrência na banca e defende que o Estado deve pagar melhor aos altos cargos. O economista admite que Portugal até pode fechar 2025 com um excedente, mas será residual.


Regulador defende seguro sísmico obrigatório
12/14/2024

Em entrevista à Renascença, a presidente da Autoridade Portuguesa de Seguros e Fundos de Pensões promete apresentar, ainda este ano ao Governo, a proposta para o Fundo Sísmico, com gestão público-privada, garantia estatal e seguro obrigatório. Margarida Corrêa de Aguiar critica ainda os PPR e defende mais incentivos à poupança para a reforma, promete facilitar a comparação dos seguros mais procurados, antecipa o abrandamento do aumento dos prémios em 2025 e alerta para a situação de incumprimento das seguradoras do Montepio.


“É inevitável” incluir máquinas e IA na tributação do trabalho
12/07/2024

Presidente do Conselho Económico e Social, Luis Pais Antunes, diz à Renascença que a sustentabilidade da Segurança Social passa pela reformulação da tributação do trabalho. Alerta que vêm aí “tempos difíceis”, devido à instabilidade governativa e às dificuldades económicas que vivem países como a França e a Alemanha. Defende ainda a diminuição da carga fiscal no país.


Burlas com criptoativos somam 50 milhões só em Lisboa e Porto, “quase na totalidade” praticadas por influencers
11/30/2024

Em entrevista ao Programa Dúvidas Públicas, da Renascença, o diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária diz que as moedas virtuais são “uma grande preocupação”. Carlos Cabreiro alerta para novas formas de cibercrime, avisa que a evolução tecnológica tornou mais fácil a prática destes ilícitos e garante que os ciberataques a grandes empresas não diminuíram: são menos divulgados.


Descida do IRC devia ser "agressiva" e "mais próxima dos 15% logo de uma vez"
11/23/2024

Em entrevista à Renascença, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados analisa a proposta de Orçamento do Estado e duvida que a margem orçamental prevista chegue “para tudo” tendo em conta as “pressões a todos os níveis”.


ChatGPT português pode custar “entre 10 e 20 milhões de euros”
11/16/2024

Antigo presidente do Instituto Superior Técnico, hoje à frente do INESC, e um dos especialistas em inteligência artificial ouvido por Luís Montenegro, estima que o ChatGPT português pode custar “entre 10 e 20 milhões de euros”. Em entrevista à Renascença, o professor aponta as vantagens e dificuldades em criar um modelo de linguagem em português e explora o futuro e os desafios da inteligência artificial.


Startups nacionais já criaram mais de 40 mil empregos no país
11/09/2024

O diretor executivo da fábrica de unicórnios garante à Renascença que há talento no país para levar as startup à liga principal, a internacionalização. Gil Azevedo aponta para uma taxa de sucesso de 60% e garante que já criaram mais de 50 mil empregos no país. Este ano contam lançar 250 novos negócios. Defende menos regulação e burocracia e uma justiça mais rápida.


“Uma fiscalidade atrativa e uma aproximação crescente com os EUA” vão garantir o “milagre português”
11/02/2024

O ex-diretor executivo e fundador da primeira fintech portuguesa fala do futuro e desafios destas startups tecnológicas para serviços financeiros. Agora no Novo Banco, José Maria Rego explica ainda o novo desafio e a aproximação das fintech à banca e antecipa o euro digital que está a ser desenvolvido.


Rui Rio, o Governo que “vai dando para lá das possibilidades” e o “enfraquecimento da autoridade”
10/25/2024

Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas da Renascença, o antigo líder do PSD recorda os anos que esteve ao comando da autarquia do Porto. Na altura, diz, uma das suas prioridades foi reabilitar os bairros sociais, justamente para evitar episódios como os que ocorreram esta semana em Lisboa.


Fernando Medina diz que este é um “orçamento de campanha”
10/12/2024

Em entrevista à Renascença, o ex-ministro das Finanças e responsável pelo Orçamento ainda em vigor não poupa nas críticas ao primeiro Orçamento do Estado apresentado por Miranda Sarmento. Segundo Medina, é um documento com falta de “visão, estratégia, criatividade e rasgo”. Diz que o cenário macroeconómico é de “baixa credibilidade” e a probabilidade da economia regressar aos défices em 2025 “é significativa”. Foi feito a pensar no regresso às urnas e critica as grandes medidas do documento. Ainda assim, defende que o PS deve viabilizar este Orçamento do Estado, através da abstenção.


Líder da UGT diz que “não temos de ter medo de eleições”
10/05/2024

Em entrevista à Renascença, Mário Mourão admite que se o Orçamento de Estado chumbar, algumas das medidas do acordo tripartido caem, mas “não temos de ter medo de eleições”. O aumento do salário mínimo está garantido, embora não seja suficiente para revertes os baixos salários. Acredita que Pedro Nuno Santos assinaria o novo Acordo de Rendimentos, que inclui a descida do IRC e o IRS jovem, mas de forma “inócua”, sem detalhes. Ainda assim, o Secretário-geral da UGT garante que não passou uma carta em branco ao governo. Defende que a contestaçã...