Fiel Devocional
Este é o canal de devocionais diários do Ministério Fiel, onde de forma gratuita nosso ministério oferece à nossa comunidade sã doutrina e encorajamento na Palavra de Deus para o dia a dia, todos os dias, pois o homem não vive de pão somente, mas de toda palavra que vem da boca de Deus (Mt 4.4)Neste ano de 2024 estamos disponibilizando o Devocional Verdade para a vida, de Alistair Begg. Este é um recurso disponibilizado pelo Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho em parceria com o ministério Truth For Life de Alistair Begg.ministeriofiel.com.brvoltemosaoevangelho.comtruthforlife.org/
Para que nós fomos criados - 1 Pedro 3.18

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Para que nós fomos criados
Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus. (1 Pedro 3.18)
O evangelho é o deleite da comunhão com o próprio Deus. Isto é expresso aqui em 1 Pedro 3.18 na frase “para conduzir-vos a Deus”.
Todos os outros dons do evangelho existem para tornar este possível.
• Somos perdoados para que nossa culpa não nos afaste de Deus.
• Somos justificados para que nossa condenação não nos afaste de Deus.
• Recebemos a vida eterna agora, co...
Três exemplos de fé batalhadora - 2 Tessalonicenses 1.11

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Três exemplos de fé batalhadora
Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé. (2 Tessalonicenses 1.11)
Quando Paulo diz que Deus cumpre o nosso propósito de bondade pelo seu poder por meio da nossa fé, ele quer dizer que nós derrotamos o pecado e praticamos a justiça ao estarmos satisfeitos com tudo o que Deus promete ser para nós em...
Minha alma tem sede de Deus - Salmo 42.1-2

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Minha alma tem sede de Deus
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? (Salmo 42.1-2)
O que torna isso tão belo e crucial para nós é que ele não está sedento principalmente do alívio de suas circunstâncias ameaçadoras. Ele não está sedento principalmente de escapar dos seus inimigos ou da sua destruição.
Os diferentes tempos da graça - 2 Tessalonicenses 1.11-12

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Os diferentes tempos da graça
Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (2 Tessalonicenses 1.11-12)
A graça não é apenas a disposição de Deus de nos fazer bem q...
Compadece-te de mim, ó Deus - Salmo 51.1

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Compadece-te de mim, ó Deus
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. (a
Três vezes: “Compadece-te”, “segundo a tua benignidade”, e “segundo a multidão das tuas misericórdias”.
Isso é o que Deus prometeu em Êxodo 34.6-7:
“E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgre...
A finalidade do evangelho - Romanos 5.9-11

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
A finalidade do evangelho
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. (Romanos 5.9-11)
Do que precisamos ser salvos? O versículo 9 o declara de forma evidente: da ira de...
Governador de toda a natureza - Provérbios 16.33

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Governador de toda a natureza
A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão. (Provérbios 16.33)
Na linguagem moderna, diríamos: “Os dados rolam na mesa e cada jogada é decidida por Deus”.
Não há eventos tão pequenos que ele não governe para os seus propósitos. “Não se vendem dois pardais por um asse?”, Jesus disse, “E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça est...
O objetivo da criação - Gênesis 1.27

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O objetivo da criação
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1.27)
Deus criou os seres humanos à sua imagem para que o mundo fosse preenchido com refletores de Deus, imagens de Deus, sete bilhões de estátuas de Deus, para que ninguém se esqueça do objetivo da criação.
Ninguém (a não ser que sejam cegos) poderia se enganar quanto ao objetivo da humanidade, a saber, Deus — conhecer, amar, manifestar Deus. O...
Jesus comprou a sua perseverança - Lucas 22.20

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Jesus comprou a sua perseverança
Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. (Lucas 22.20)
Isso significa que a nova aliança, prometida mais explicitamente em Jeremias 31 e 32, foi garantida e selada pelo sangue de Jesus. A nova aliança se concretizou porque Jesus morreu para estabelecê-la.
E o que a nova aliança assegura para todos os que pertencem a Cristo? Perseverança na fé até o fim.
Ouça Jeremias 32.40:
“Farei com eles aliança eter...
Dez significados de “Yahweh” - Êxodo 3.15

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Dez significados de “Yahweh”
Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração. (Êxodo 3.15)
O nome de Deus é quase sempre traduzido como SENHOR (todo em maiúsculo) na Bíblia em português. Mas o hebraico seria pronunciado como “Yahweh”, e é formado com base na p...
Tão seguros quanto Deus é fiel - Romanos 8.30

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Tão seguros quanto Deus é fiel
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. (Romanos 8.30)
No intervalo entre a eternidade passada na predestinação de Deus e a eternidade futura na glorificação de Deus, ninguém se perde.
Ninguém que é predestinado para a filiação deixa de ser chamado. E ninguém que é chamado deixa de ser justificado. E ninguém que é justificado deixa de ser glorificado. Ess...
Por que você tem um corpo - 1 Coríntios 6.20

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Por que você tem um corpo
Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6.20)
Deus não criou o universo físico-material por acaso. Ele tinha um propósito, a saber, adicionar maneiras pelas quais a sua glória fosse externalizada e manifestada. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19.1).
Nossos corpos se encaixam na mesma categoria das coisas físicas que Deus criou por essa razão. Ele n...
Sem medo de morrer - Hebreus 2.14-15

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Sem medo de morrer
Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. (Hebreus 2.14-15)
Como Cristo nos livra do pavor da morte e nos liberta para vivermos com o tipo de despreocupação amorosa que consegue “perder família, bens, prazer”?
“Visto, poi...
Nossa fraqueza revela a excelência de Deus - 2 Coríntios 12.9

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Nossa fraqueza revela a excelência de Deus
A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Coríntios 12.9)
O propósito de Deus para o sofrimento é que ele magnifique a excelência e o poder de Cristo. Isso é graça, porque a maior alegria para nós, cristãos, é ver Cristo engrandecido em nossas vidas.
Quando Paulo foi informado pelo Senhor Jesus de que seu “espinho na carne” não seria tirado, Jesus fortaleceu a fé de Paulo explicando o motivo. O Senhor dis...
O sofrimento que esmaga a fé - Marcos 4.17

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O sofrimento que esmaga a fé
Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. (Marcos 4.17)
A fé de alguns é esmagada, em vez de edificada, pelo sofrimento. Jesus sabia disso e o descreveu aqui na parábola dos quatro solos. Algumas pessoas ouvem a Palavra e inicialmente a recebem com alegria, mas depois vem o sofrimento e as faz cair.
Assim, a aflição nem s...
O sofrimento que fortalece a fé - Tiago 1.2-3

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O sofrimento que fortalece a fé
Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. (Tiago 1.2-3)
Por mais estranho que pareça, um dos principais propósitos de ser abalado pelo sofrimento é que nossa fé se torne mais inabalável.
A fé é como o tecido muscular: se você o forçar ao limite, ele fica mais forte, não mais fraco. Isso é o que Tiago quer dizer aqui. Quando a sua fé...
O plano de Deus para os mártires - Apocalipse 6.11

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O plano de Deus para os mártires
A cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram. (Apocalipse 6.11)
Por quase trezentos anos, o Cristianismo cresceu em solo regado pelo sangue dos mártires.
Até o imperador Trajano (cerca de 98 d.C.), a perseguição era permitida, mas não era legal. De Trajano a Décio (cer...
Porque nós não desanimamos - 2 Coríntios 4.16

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Porque nós não desanimamos
Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. (2 Coríntios 4.16)
Paulo não consegue enxergar da forma que costumava (e não havia óculos). Ele não consegue ouvir como ouvia antes (e não havia aparelhos auditivos). Ele não se recupera dos espancamentos como costumava se recuperar (e não havia antibióticos). Sua força, caminhando de cidade em cidade, não se mantém como antes. Ele vê as rugas...
Se você não lutar contra a luxúria - 1 Pedro 2.11

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Se você não lutar contra a luxúria
Amados, exorto-vos... a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma. (1 Pedro 2.11)
Quando eu confrontei um homem quanto ao adultério em que estava vivendo, tentei compreender sua situação e pedi que ele voltasse para sua esposa. Então, eu disse: “Você sabe, Jesus diz que se você não lutar contra esse pecado com o tipo de seriedade de quem está disposto a arrancar o próprio olho, você irá para o inferno e sofrerá a...
O que significa amar ao dinheiro - 1 Timóteo 6.10

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O que significa amar ao dinheiro
O amor do dinheiro é raiz de todos os males. (1 Timóteo 6.10)
O que Paulo quis dizer quando escreveu isso? Ele não quis dizer que o dinheiro está sempre em sua mente quando você peca. Muitos pecados acontecem quando não estamos pensando em dinheiro.
Minha sugestão é essa: ele quis dizer que todos os males no mundo provêm de um certo tipo de coração, a saber, o tipo de coração que ama ao dinheiro.
Agora, o que significa...
A estratégia de Satanás e a sua defesa - 1 Pedro 5.9

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
A estratégia de Satanás e a sua defesa
Resisti-lhe firmes na fé. (1 Pedro 5.9)
Os dois grandes inimigos das nossas almas são o pecado e Satanás. E o pecado é o pior inimigo, porque a única maneira pela qual Satanás pode nos destruir é nos levando a pecar.
Deus pode soltar as rédeas de Satanás o suficiente para ele nos prejudicar, como fez a Jó, ou mesmo para nos matar, como ele fez aos santos em Esmirna (Apocalipse 2.10); mas Satanás não pode nos conde...
Jesus guarda as suas ovelhas - Lucas 22.31-32

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Jesus guarda as suas ovelhas
Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Lucas 22.31-32)
Embora Pedro tenha falhado miseravelmente, a oração de Jesus o preservou da ruína completa. Ele foi levado a chorar amargamente e foi restaurado para a alegria e ousadia do Pentecostes. Dessa mesma forma, Jesus intercede por nós hoje para que...
Como resistir ao desejo pecaminoso - Hebreus 11.24-26

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Como resistir ao desejo pecaminoso
Pela fé, Moisés... [desprezou os] prazeres transitórios do pecado... porque contemplava o galardão. (Hebreus 11.24-26)
A fé não se contenta com “prazeres transitórios”. Ela é ávida por alegria. E a Palavra de Deus diz: “Na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Salmo 16.11). Assim, a fé não será desviada para o pecado. Ela não desistirá tão facilmente em sua busca pelo máximo da alegria.
A função da Palavra de Deus é alimentar...
Pregue a si mesmo - Salmo 42.11

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Pregue a si mesmo
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmo 42.11)
Nós precisamos aprender a combater o desânimo. O combate é uma luta de fé na graça futura. O desânimo é combatido ao pregarmos a verdade a nós mesmos sobre Deus e seu futuro prometido.
Isso é o que o salmista faz no Salmo 42. O salmista prega à sua alma aflita. Ele se repreende e...
Exemplos para combate ao desânimo - Salmo 73.26

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Exemplos para combate ao desânimo
Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. (Salmo 73.26)
Literalmente, o verbo é simplesmente desfalecer: “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam!”. Estou desanimado! Estou desencorajado! Mas, então, imediatamente ele dispara uma arma contra seu desânimo: “Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”.
O salmista não cede. Ele luta contra a incredulidade c...
Graça para cada necessidade - Salmo 86.16

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Graça para cada necessidade
Volta-te para mim e compadece-te de mim; concede a tua força ao teu servo. (Salmo 86.16)
A graça futura é a súplica constante dos salmistas em oração. Eles oram por ela constantemente para que atenda a todas as necessidades. Eles deixam para cada santo um modelo de dependência diária da graça futura para cada exigência.
• Eles clamam por graça quando precisam de ajuda: “Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio” (Salm...
O tempo de Deus é perfeito - Hebreus 4.16

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O tempo de Deus é perfeito
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hebreus 4.16, tradução literal pelo autor)
Todo o ministério está no futuro — um dado momento, ou um mês, ou um ano, ou uma década. Nós temos bastante tempo para nos preocupar com a nossa imperfeição. Quando isso acontece, devemos recorrer à oração.
A oração é a forma de fé que nos conecta hoje com a graça que nos tornará ad...
A graça de Deus nos dons espirituais - 1 Pedro 4.10

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
A graça de Deus nos dons espirituais
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (1 Pedro 4.10)
A graça futura é uma “graça multiforme”. Ela vem em muitas cores, formas e tamanhos. Essa é uma das razões pelas quais os dons espirituais no corpo são tão variados. O prisma da sua vida refletirá uma das cores da graça que nunca viria através do meu prisma.
Há tantas graças futuras quanto há ne...
O poder para confessar a Cristo - Atos 4.33

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O poder para confessar a Cristo
Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. (Atos 4.33)
Se nosso ministério é testemunhar de Cristo amanhã em alguma situação adversa, a chave não será o nosso brilho; a chave será a abundante graça futura.
De todas as pessoas, os apóstolos pareciam precisar menos de ajuda para dar um testemunho convincente do Cristo ressuscitado. Eles estiveram com Jesus por três anos. Eles o viram morr...
Poder para as tarefas de hoje - Filipenses 2.12-13

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Poder para as tarefas de hoje
Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2.12-13)
Deus é o trabalhador decisivo aqui. Ele quer e ele realiza segundo a sua boa vontade. Mas crer nisso não torna os cristãos passivos. Isso os torna esperançosos, ativos e corajosos.
A cada dia há um trabalho a ser feito em nosso ministério especial. Paulo ordena que nos esforcemos a...
O ministério é mais importante do que a vida - Atos 20.24

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O ministério é mais importante do que a vida
Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus. (Atos 20.24)
De acordo com o Novo Testamento, “ministério” é o que todos os cristãos fazem. Os pastores têm o trabalho de capacitar os santos para a obra do ministério (Efésios 4.12). Mas os cristãos comuns são aqueles que executam o ministério.
O ministério é tão diversificado quanto...
O que motiva você a servir? - Gálatas 6.8

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
O que motiva você a servir?
Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. (Gálatas 6.8)
A fé tem um apetite insaciável por experimentar o máximo possível da graça de Deus. Assim, a fé empurra em direção ao rio onde a graça de Deus flui mais livremente, ou seja, o rio do amor.
Que outra força nos afastará de nossas felizes sala...
A fé expulsa a culpa, a cobiça e o temor - 1 Timóteo 1.5

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
A fé expulsa a culpa, a cobiça e o temor
O intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. (1 Timóteo 1.5)
A fé na graça de Deus expulsa do coração os poderes pecaminosos que impedem o amor.
Se nos sentimos culpados, tendemos a afundar em depressão egocêntrica e autopiedade, incapazes de ver, e muito menos de nos preocupar, com a necessidade de qualquer outra pessoa. Ou agimos como hi...
Nós experimentamos o Espírito por meio da fé - Gálatas 5.25

Obras orgulhosas versus fé humilde - Mateus 7.22

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Obras orgulhosas versus fé humilde
Versículo do dia: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? (Mateus 7.22)
Considere a diferença entre um coração de “fé” e um coração de “obras”.
O coração das obras obtém satisfação com a vanglória do eu em realizar algo com seu próprio poder. Ele tentará escalar um paredão...
Seis formas pelas quais Jesus combateu a depressão - Mateus 26.37

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Seis formas pelas quais Jesus combateu a depressão
E, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. (Mateus 26.37)
Havia várias táticas na batalha estratégica de Jesus contra o desânimo.
1. Ele escolheu alguns amigos próximos para estar com ele. “Levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu” (Mateus 26.37).
2. Ele abriu a sua alma para eles. Ele lhes disse: “A minha alma está profundamente triste até à morte” (Mateus 26.38).
3. Ele pediu a sua interces...
A fé salvífica ama o perdão - Efésios 4.32

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
A fé salvífica ama o perdão
Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. (Efésios 4.32)
Ter fé salvífica não é meramente crer que você está perdoado. A fé salvífica olha para o horror do pecado, e depois olha para a santidade de Deus, e discerne espiritualmente que o perdão de Deus é incrivelmente glorioso.
Fé no perdão de Deus não significa apenas uma persuasão de que eu estou livre de per...
Quando outro cristão lhe ferir - Romanos 8.1

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional Quando outro cristão lhe ferir Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Romanos 8.1) Qual é a base de não guardarmos rancor contra irmãos e irmãs cristãos que se arrependem? Nossa indignação moral diante de uma ofensa terrível não se evapora apenas porque o ofensor é um cristão. Na verdade, podemos nos sentir ainda mais traídos. E um simples: “eu sinto muito”, muitas vezes parecerá totalmente desproporcional à dor e feiura da ofensa. Porém, nesse caso, estamos lidando com c...
Como Cristo venceu a amargura - 1 Pedro 2.23

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional Como Cristo venceu a amargura Ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente. (1 Pedro 2.23). Ninguém foi mais gravemente alvo do pecado do que Jesus. Cada pequena animosidade contra ele foi completamente imerecida. Jamais viveu alguém que fosse mais digno de honra do que Jesus; e ninguém foi mais desonrado. Se alguém tinha o direito de ficar irado, e ser amargo e vingativo, esse era Jesus. Como ele se controlava quando os miseráveis, cujas vidas...
Entregue a Deus a sua vingança - Romanos 12.19

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional Entregue a Deus a sua vingança Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. (Romanos 12.19). Por que essa é uma promessa tão crucial para vencermos nossa inclinação à amargura e à vingança? A razão é que essa promessa responde a um dos impulsos mais poderosos por trás da ira — um impulso que não é totalmente errado. Posso ilustrar com uma experiência que tive durante meus dias no seminário. Eu estava...