Lado B do Rio

40 Episodes
Subscribe

By: Central3 Podcasts

O Lado B do Rio debate a sociedade, a cultura e a política a contrapelo, pela esquerda, se contrapondo à mídia empresarial de direita. O programa é publicado desde 2016, às sextas-feiras, no formato que compreende entrevistas e debates. A bancada é composta pelos jornalistas Caio Bellandi e Fagner Torres, o economista Daniel Soares e a publicitária Luara Ramos. Às terças-feiras é publicado o Lado B Notícias, versão 'pocket' do Lado B, também com missão de desfazer novelos acerca de temas atuais. É apresentado pela jornalista Fernanda Castro, com participação da também jornalista Hévila Wanderley e da cientista soci

Notícias T2 #08 – Projeto Agrosertão e as alternativas para o Seridó
Last Tuesday at 1:52 PM

Neste episódio, falamos sobre o Projeto Agrosertão e discutimos as políticas públicas para pequenos e médios agricultores do Seridó, região do Rio Grande do Norte.

Entrevistas com: Leandro Vieira Cavalcante, professor do Departamento de Geografia da UFRN; Maria Azevedo, agricultora; e Sergina Dantas, analista do Sebrae; 
Locução: Fernanda Castro
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Daniel Soares e Fernanda Castro
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprodução: Central 3
Apoio: Sebrae

  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na orelo.cc/ladobd...


Notícias T2 #07 – Empreender: uma chance de reconstruir a vida
04/29/2025

Neste episódio, contextualizamos o encarceramento em massa no Brasil e mostramos como o empreendedorismo pode se tornar uma alternativa para egressos do sistema prisional reconstruírem suas vidas.

Entrevistas com: João Luis Silva, coordenador da comissão de Direitos Humanos da ALERJ; Raimundo Nascimento, empreendedor egresso do sistema prisional; e Valcledes Moura, analista do Sebrae. 

Locução: Caio Bellandi
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Daniel Soares
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprodução: Central 3
Apoio: Sebrae

  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando...


#356 – A morte do Papa Francisco
04/25/2025

Um episódio VATICANISTA para comentar o legado, as contradições e os feitos de Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco. Também a expectativa para o conclave que escolherá o próximo papa, além de uma discussão sobre o papel da Igreja Católica no debate público. Teve tempo para uma pincelada sobre o próximo 1º de maio também.

Com Caio Bellandi, Fagner Torres Lima e Luara Ramos

Quer ajudar a financiar o Lado B? Assine mensalmente em apoia.se/ladobdorio ou mande um pix de qualquer valor para la...


Notícias T2 #06 – Turismo sustentável: aliado da natureza e da geração de renda
04/22/2025

Neste episódio, falamos de turismo sustentável e contamos o caso do povo Potiguara Katu, do Rio Grande do Norte. Uma comunidade local de área turística que mostra que é possível empreender com responsabilidade social, cuidado ambiental e desenvolvimento econômico sustentável, respeitando sua cultura, a natureza e sua comunidade.

Entrevistas com: Eduardo Meneses, consultor ambiental; Geyson Fernandes, indígena mestre em Turismo; e Yves Guerra, analista do Sebrae.Locução: Fernanda Castro
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Daniel Soares
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprodução: Central 3
Apoi...


Notícias T2 #05 – O impacto coletivo do empreendedorismo nos territórios quilombolas
04/15/2025

Neste episódio, abordamos como o empreendedorismo impacta na vida coletiva e na possibilidade de geração de renda e desenvolvimento econômico nas comunidades remanescentes de quilombo do país.
Entrevistas com: Antônio Crioulo, coordenador da CONAQ; Grasiele Caetano, representante do turismo da Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma (RN); e Mona Nóbrega, analista do Sebrae; Locução: Fernanda Castro
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Daniel Soares
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprodução: Central 3
Apoio: Sebrae

  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na orelo.cc/ladobdo...


#355 – Petrobras: soberania e desenvolvimento, com Elias Jabbour
04/11/2025

O Lado B recebe novamente Elias Jabbour, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, escritor e atualmente presidente do Instituto Pereira Passos (IPP). Na conversa, o papel da Petrobras como uma das indutoras do desenvolvimento econômico do país, a necessidade de retomar investimentos na empresa e as novas possibilidades para a transição energética. Também a guerra tarifária dos EUA de Trump contra a China e a expectativa de novos rumos no IPP.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos 

Episódio em parc...


#354 – Lado B Responde: Breque dos apps, tarifaço de Trump e muito mais
04/09/2025

O Lado B volta com sua edição interativa e responde aos apoiadores e apoiadoras: comentários sobre o “Breque dos Apps” e as novas formas de trabalho; avaliação política de alguns ministros e a gestão em empresas públicas; as consequências do tarifaço do Trump; e ainda, uma análise da situação literária no Brasil, com direito a dicas de leituras.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos

Quer ajudar a financiar o Lado B? Assine mensalmente em apoia.se/ladobdorio ou mande um pix de qualquer va...


Notícias T2 #04 – Comunidade, inclusão e diversidade: os empreendedores LGBTQIAPN+
04/08/2025

Neste episódio, falamos das dificuldades no mercado de trabalho para pessoas LGBTQIAPN+ e como o empreendedorismo pode ajudar na busca por geração de renda e dignidade. E ainda, um debate crítico sobre a política ‘pink money’ das grandes empresas: inclusão e diversidade ou mero marketing?

Entrevistas com: Lucas Gamonal, professor da UERJ; Omero Galdino Junior, analista do Sebrae; Douglas Pedrosa, fundador da Lewea

Locução: Jéssica Lene
Roteiro: Caio Bellandi e Jéssica Lene
Supervisão: Fagner Torres Lima
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Copro...


Notícias T2 #03 – Coletividade e ancestralidade: o empreendedorismo nas comunidades indígenas
04/01/2025

No terceiro episódio da nova temporada, mostramos como as comunidades indígenas montam seus próprios negócios tendo como pilares a sua herança cultural, a coletivização das tarefas e o orgulho de seu chão, como é o caso da comunidade Ofaié, em Brasilândia (MS).

Entrevistas com: Francisco de Almeida Junior, consultor do Sebrae; Renata Tupinambá, jornalista e produtora cultural; Ramona Coimbra Pereira/Fokoi Fwara, vice-cacique da comunidade Ofaié.

Locução: Caio Bellandi
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Fagner Torres Lima
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprod...


#353 – ‘Red pills’ e ‘incels’: o fascismo e o ódio às mulheres (com Letícia Ueda Vella) #OPodcastÉDelas2025
03/28/2025

Na esteira do sucesso da série “Adolescência”, da Netflix, o Lado B conversa com a advogada Letícia Ueda Vella, do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. No papo, os grupos masculinistas organizados, as relações com os políticos da extrema-direita mundial, o caráter nazifascista e ultraliberalista dos movimentos e as big techs como cúmplices. Também uma conversa sobre a atuação pelo aborto seguro no Brasil usando os exemplos de Argentina e Colômbia.


No Caô da Semana, os painelistas abrem novamente um vinho após mais um passo ser dado para Jair...


Notícias T2 #02 – Capacitrans: transformando preconceito em oportunidade
03/25/2025

No segundo episódio da nova temporada, contamos como uma travesti carioca passou por cima das portas fechadas no mercado de trabalho para criar uma rede de capacitação profissional e empreendedora para transgêneros que já ajudou mais de 400 pessoas.

Entrevistas com: Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora; Andrea Brazil, fundadora da Capacitrans; Louise Nogueira, analista de diversidade e inclusão do Sebrae

Locução: Jéssica Lene
Roteiro: Caio Bellandi
Supervisão: Fagner Torres Lima
Edição e sonorização: Fernando Cesarotti
Coprodução: Central 3
Apoio: Sebrae

<...


#352 – #OPodcastÉDelas2025: Mulheres no audiovisual
03/21/2025

No programa especial da campanha #OPodcastÉDelas2025, o Lado B recebe a cientista social, técnica de som e artista Anne Santos, e Giovanna Bisi, produtora audiovisual e operadora de áudio do podcast. No papo, o contraste do protagonismo das mulheres no cinema, na esteira do sucesso de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”, com o desequilíbrio na participação feminina nos bastidores, realização e produção do audiovisual brasileiro.

Com Fernanda Castro e Luara Ramos;

Quer ajudar a financiar o Lado B? Assine mensalmente em apoia.se/ladobdorio ou mande um pix de qualquer va...


Notícias Temporada 2 #01 – Afroempreendedorismo: mulher, preta e dona
03/18/2025

Chegou o novo LADO B NOTÍCIAS. Repaginado, o programa contará 12 histórias de empreendedorismo social (empreendedorismo, mesmo, não precarização!).

Chegou o novo LADO B NOTÍCIAS. Repaginado, o programa contará 12 histórias de empreendedorismo social (empreendedorismo, mesmo, não precarização!).

No primeiro episódio, como o afroempreendedorismo empodera mulheres negras em seus negócios e na autoestima de suas clientes. E um debate crítico sobre os benefícios e os limites do empreendedorismo na redução da desigualdade racial.
Entrevistas com:

Andrea Lopes da Costa, socióloga e professora da UniRi...


#351 – “Ainda Estou Aqui”: as marcas da Ditadura Militar (c/ Lucas Pedretti)
03/14/2025

O Lado B recebe Lucas Pedretti, historiador, sociólogo e escritor, para uma conversa sobre a Ditadura Militar, na esteira do sucesso do filme “Ainda Estou Aqui”. A importância da obra para a recuperação da causa, a (re)criação de uma memória crítica sobre o período, a relação do Governo Lula III com o episódio após o silêncio em 2024 e outros aspectos da Ditadura que não estão no filme.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Fagner Torres Lima

  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na ore...


ESPECIAL – Mesa de debate ‘A Conjuntura Brasileira de 2025’
03/12/2025

No início de fevereiro de 2025, o Normando Rodrigues Advogados inaugurou a nova sede, em Macaé, com um importante debate sobre os desafios políticos, econômicos e sociais que o Brasil enfrentará neste ano. Em seguida, os painelistas se encontraram para fazer um bloco de conclusão do debate. 

Participantes:
Efraim Neto – Jornalista e sócio na Veredas Inteligência
Wilson Ramos Filho – Professor titular aposentado da UFPR
Luiz Azevedo – Assessor da CUT Nacional
Sérgio Borges – Coordenador Geral do Sindipetro Norte Fluminense

Mediação: Maria Frô – Fórum Sindical
Caio Bella...


#350 – O “novo” carnaval e o resultado dos desfiles (com Fábio Fabato)
03/07/2025

O tradicional episódio ROUCO E CANSADO do Lado B pós-Carnaval recebe o amigo da casa, jornalista e pesquisador Fábio Fabato. Uma análise das novas dinâmicas apresentadas nos desfiles em 2025, o que se viu de bom na Sapucaí e comentários sobre o resultado.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos 

Música de encerramento: Beija-Flor 2025 – Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas

  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na orelo.cc/ladobdorio ou em apoia.se/ladob...


#349 – Sambas e Enredos do Carnaval 2025
02/28/2025

Chegou a hora do Lado B informar e opinar sobre os enredos e sambas do Grupo Especial do Rio. E, claro, descascar no falador de merda Paulo Barros.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos
Música de encerramento: Império Serrano 2025 – O que espanta miséria é festa!
 Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na orelo.cc/ladobdorio ou em apoia.se/ladobdorio ou ainda mandando pix para ladobdorio@yahoo.com
Cupom “ladob” dá 10% de desconto em www.camisacritica.com
Conheça a WeCreate, o curso de idiomas parce...


#348 – Thais Ferreira (e Bolsonaro denunciado!)
02/21/2025

O Lado B recebe Thais Ferreira, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL. No papo, sua atuação na proteção de crianças, adolescentes e mães, a luta pelos direitos das mulheres, as armadilhas do identitarismo e a cultura negra e popular.

No Caô da Semana, a denúncia de Jair Bolsonaro e sua corja de cúmplices pela tentativa de golpe de estado.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos

Música de encerramento: BK – Te Devo Nada

  Ajude a financiar o Lado B nos ap...


#347 – Mangueira 2025: os povos bantus no Rio (com Felipe Tinoco e Sthefanye Paz)
02/14/2025

Começou o carnaval no Lado B! No primeiro bloco, recebemos os pesquisadores Sthefanye Paz e Felipe Tinoco para um papo sobre o enredo da Mangueira 2025“ À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”, que falará da herança dos povos bantus na cidade do Rio. No Caô da Semana, a contradição do discurso e da festa em perspectiva com o descaso e desrespeito à vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Carnaval, com o incêndio na fábrica de fantasias em Ramos.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Fagner Torres Lima

Música...


#346 – Qual a META da extrema-direita? (Com Orlando Calheiros)
01/31/2025

O Lado B abre a sua 10ª temporada, ao vivo no Youtube e em formato podcastal, recebendo novamente Orlando Calheiros, antropólogo, escritor e produtor audiovisual. No papo, a união entre big techs, bilionários e extrema-direita e os desafios das esquerdas brasileiras para os próximos tempos em termos de projetos, comunicação e adesão popular.
Com Caio Bellandi, Fagner Torres Lima e Luara Ramos 
Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados
  Ajude a financiar o Lado B nos apoiando na orelo.cc/ladobdorio ou em apoia.se/ladobdorio ou ainda man...


#345 – Retrospectiva 2024
12/20/2024

O Lado B relembra os assuntos debatidos durante o ano: a prisão dos mandantes do assassinato de Marielle Franco, as enchentes no Rio Grande do Sul, a luta pelo fim da escala 6×1, a suspensão do X no Brasil, a volta de Trump no colo de Elon Musk, a prisão do milico golpista general Braga Netto, e muito mais.

O Lado B entra de recesso e volta no fim de janeiro. Feliz ano novo e até 2025!

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres e Luara Ramos;

Participação: Normand...


#344 – Lula internado e os abutres de Brasília e Faria Lima
12/13/2024

O Lado B debate as consequências políticas e econômicas da internação de Lula. Enquanto o Congresso de Arthur Lira segue sua chantagem, o mercado rentista da Faria Lima especula com a saúde do presidente. Ainda na pauta, mais um ano de vitória das drogas na “Guerra às Drogas” e mais um corpo estendido no chão no purgatório da beleza e do caos chamado Rio de Janeiro.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Fagner Torres

Quer receber a newsletter LADO B DE LER? Ajude a financiar o Lado B nos apo...


#343 – LADO B RESPONDE: de quase tudo, um pouco
12/06/2024

O último LADO B RESPONDE debate as caixinhas de som nas praias brasileiras, o neoliberalismo e a cultura de ostentação na música contemporânea, os sambas de enredo de 2025, além do novo momento da pauta que exige o fim da escala 6×1 e os avanços (ou não) da reforma agrária no Governo Lula III.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos 

Quer receber a newsletter LADO B DE LER? Ajude a financiar o Lado B nos apoiando em apoia.se/LadoBdoRio, em orelo.cc/ladobdorio 

Chegou o f...


#342 – Uma prosa sobre Minas Gerais, com João Gabriel Prates
11/29/2024

O Lado B recebe João Gabriel Prates, advogado, professor universitário e gestor público eleito vereador pelo PT em Teófilo Otoni (MG). A prosa foi sobre a guinada conservadora no Vale do Mucuri, a disputa contra a extrema-direita em Minas Gerais tendo como pano de fundo as fake news e as deep fakes e, claro, como a esquerda deve se comunicar com a classe trabalhadora no âmbito local.

No Caô da Semana, os painelistas analisam a conjuntura política e repercutem alguma das medidas fiscais e tributárias no pacote anunciado por Fernando Haddad.

Co...


#341 – Leonel de Esquerda (PT-RJ)
11/22/2024

O Lado B recebe Leonel Querino, o Leonel de Esquerda, sindicalista e vereador eleito do Rio de Janeiro. No papo, sua atuação nas ruas confrontando a extrema-direita, a comunicação nas redes como trunfo e os desafios e contradições na Câmara dos Vereadores a partir de 2025. No Caô da Semana, mais um indiciamento de Jair Bolsonaro, dessa vez, pela tentativa de golpe.

Com Caio Bellandi, Fagner Torres Lima e Luara Ramos

Quer receber a newsletter LADO B DE LER? Ajude a financiar o Lado B nos apoiando em apoia.se/LadoBdoR...


#340 – Revisitando a Revolução Russa
11/08/2024

O Lado B aproveita o 7 de novembro para relembrar a Revolução Russa. O contexto pré-revolucionário, os desafios pós-revolução, a participação fundamental na Segunda Guerra, os dilemas internos da União Soviética e as lições que Lênin e sua turma de camaradas deixam pra gente mais de 100 anos depois. No Caô da Semana, como a volta de Trump à Casa Branca rebate no Brasil.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos; participação de Antônio Carlos Porto.

Episódio realizado em parceria com o escri...


#339 – A Esquerda Tem Que™️
11/01/2024

O Lado B conversa sobre o resultado das eleições municipais no Brasil. O contexto estrutural do país, as derrotas eleitorais da esquerda, a disputa entre Bolsonaro, Marçal e demais quadros na raia da extrema-direita e as possibilidades dos projetos municipalistas do PT retomarem protagonismo. 


Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos; participação de Carlos Eduardo Pimenta.

Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

Quer receber a newsletter LADO B DE LER? Ajude a financiar o Lado B nos apoiando...


#338 – Chegou o 2º turno
10/25/2024

O episódio da semana discute as expectativas para o 2º turno das eleições, neste domingo. A disputa ferrenha entre PT e PL em Fortaleza, a subida de Natália em Natal e a quase inexplicável reeleição de Sebastião Melo em Porto Alegre. Também Boulos tentando reagir em São Paulo, outro PT x PL em Cuiabá e um servição para você saber onde a esquerda ainda está viva na disputa.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos;

Participação de Kamilla Fernandes, Renan Pessoa e Caio Venâncio.

 ...


#337 – Suco de ultraliberalismo: órgãos com HIV, apagão e PSD
10/18/2024

Neste episódio, o escândalo dos órgãos transplantados com HIV no Rio de Janeiro foi o inevitável e bizarro Caô da Semana. Também respondemos perguntas dos ouvintes sobre o apagão em São Paulo como fato novo eleitoral, os motivos das vitórias do PSD nas prefeituras e o que esperar de Gabriel Galípolo no Banco Central. Tudo isso batido no liquidificador com outros temas como a máquina de guerra de Israel e a cabeça de planilha da imprensa, servindo para você o mais puro suco de ultraliberalismo brasileiro. Beba com moderação.
...


#336 – Vem aí: o Paes IV e o 2º turno pelo Brasil
10/11/2024

O Lado B debate o que esperar de um inédito quarto mandato de Eduardo Paes à frente da cidade. O resultado estrondoso nas urnas, a bancada gigante na Câmara e as possíveis aspirações de um dos quadros da chamada política tradicional que surge com força em tempos de bolsonarismo. No segundo bloco, um giro pelas cidades com esquerda no segundo turno e, no último bloco, comentários gerais sobre o desempenho da esquerda nas eleições.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres Lima e Luara Ramos

Ajude a financiar...


#335 – Prensadão das Eleições 2024
10/04/2024

O Lado B finaliza o primeiro turno das eleições municipais de 2024 analisando a campanha no Rio de Janeiro e em São Paulo e passeia por algumas cidades fluminenses e capitais de outros estados para tentar entender o que vem por aí no domingo.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Fagner Torres Lima

VEM AÍ A LIVE DA APURAÇÃO DO LADO B! No Youtube.com/LadoBdoRio, a partir das 18h!

Ajude a financiar a LIVE DA APURAÇÃO mandando pix para ladobdorio@yahoo.com

Vote no Lado B...


#334 – Queimadas em todo o Brasil (com Maria Beatriz Mello)
09/27/2024

O Lado B recebe Maria Beatriz Mello, pesquisadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, para tentar entender as causas, os efeitos e debater os projetos do governo para deter as queimadas das últimas semanas. O clima no planeta, a ambição do agronegócio, a saúde do brasileiro e muito mais.
Conheça o BRICS Policy Center em bricspolicycenter.org
Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos
VEM AÍ A LIVE DA APURAÇÃO DO LADO B! No Youtube.com/LadoBdoRio, a partir das 18h!
Ajude a financiar a LIVE DA APURAÇÃO mandando...


#333 – Sobre eleições e cadeiradas
09/21/2024

O Lado B bate um papo sobre a perspectiva geral das eleições municipais no Brasil. A esquerda acuada, a despolitização, as alianças e comenta a disputa de Boulos em São Paulo a partir da cadeirada de Datena em Marçal e o favoritismo de Paes com o bolsonarismo à sombra, sem espaço para Tarcísio.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares e Luara Ramos; participação de Normando Rodrigues.

Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

Programa também em vídeo, no Youtube do Lado B!

V...


#332 – Niterói em pauta, com Walkíria Nictheroy (PCdoB)
09/13/2024

O Lado B recebe Walkíria Nictheroy, professora, militante e candidata à vereadora pelo PCdoB-RJ. Uma conversa sobre os avanços e desafios de uma cidade considerada progressista, mas desigual. Educação antirracista, mobilidade, o papel de Niterói na região metropolitana e muito mais.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres e Luara Ramos

Vote no Lado B do Rio no Prêmio Melhores Podcasts do Brasil, na categoria “Assuntos Diversos” em www.premiompb.com.br. Um voto por dia, em cada categoria, até domingo, 15/09.

Também até domingo, dia 15, ajude-n...


#331 – Um papo sobre Petrópolis, com Yuri Moura (PSOL-RJ)
09/06/2024

O Lado B recebe Yuri Moura, professor, gestor público, deputado estadual pelo PSOL e candidato a prefeito de Petrópolis. No papo, os desafios da esquerda em escala municipal, os problemas ambientais e de moradia na cidade e os projetos sobre mobilidade e combate à fome em Petrópolis e no estado do Rio de Janeiro.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres e Luara Ramos

Vote no Lado B do Rio no Prêmio Melhores Podcasts do Brasil, na categoria “Assuntos Diversos” em www.premiompb.com.br. Um voto por dia, em cada cate...


#330 – Estamos garantindo o direito de nossas crianças?
08/30/2024

O Lado B entra ao vivo para debater os direitos das crianças e dos adolescentes do Brasil. O cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolscente (ECA), os ataques fundamentalistas aos Conselhos Tutelares, o PDL nº 322/2024 obscurantista que favorece comunidades terapêuticas, o bizarro Projeto de Lei 4256/2019 que quer armar agente de segurança socioeducativo, o papel do Poder Judiciário no racismo contra adolescentes e muito mais.

Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

Vote no Lado B do Rio no Prêmio Melhores Podcasts do Brasil...


#329 – Duque de Caxias em pauta (com Rose Cipriano)
08/23/2024

O Lado B recebe a amiga da casa Rose Cipriano, professora, militante do Movimento Negro Unificado, articuladora do Coletivo Minas da Baixada e candidata a vereadora de Duque de Caxias pelo PSOL. No papo, os desafios de uma eleição polarizada entre Zito e a família Reis, os problemas de educação e mobilidade e projetos que coloquem em diálogo as cidades da Baixada Fluminense e a capital.

Com Caio Bellandi,, Daniel Soares e Luara Ramos

Música de encerramento: Sued Nunes – Povoada

Vote no Lado B do Rio no...


#328 – Contra a escala 6×1, com Rick Azevedo
08/16/2024

O Lado B recebe Rick Azevedo, militante do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e candidato a vereador do Rio pelo PSOL. No papo, Rick conta sua trajetória de trabalhador no comércio, explica como surgiu o movimento que ganha as ruas e as redes contra a escala de trabalho 6×1, fala sobre sua estratégia de comunicação e como a defesa de sua pauta dialoga com a discussão no âmbito municipal.

Com Caio Bellandi,, Fagner Torres e Luara Ramos

Vote no Lado B do Rio no Prêmio Melhores Podcasts d...


#327 – Roleta das Olimpíadas Paris 2024
08/09/2024

O Lado B gira a roleta para comentar TUDO (ou quase) das Olimpíadas de Paris 2024, começando pela controversa medida do Governo Lula III de isentar os impostos sobre os prêmios dos medalhistas brasileiros. Também os aspectos geopolíticos dos Jogos Olímpicos, desde a Rússia banida da competição e a permissividade com Israel até a campanha transfóbica da extrema-direita global contra a boxeadora argelina Imane Khelif. Ainda as possibilidades de políticas públicas de um país que destruiu até o Ministério dos Esportes e concluindo com um papo sobre comunicação a pa...


#326 – O MST na Câmara do Rio, com Maíra do MST (PT-RJ)
08/02/2024

O Lado B recebe Maíra do MST, professora, historiadora e candidata à vereadora do Rio de Janeiro pelo PT. Uma conversa sobre o projeto do MST de entrar no debate institucional nos parlamentos e os desafios de uma candidatura ligada a um movimento social rural em uma metrópole. Também o nó que a esquerda carioca enfrenta nas candidaturas para prefeito e os projetos de educação, mobilidade e combate à fome.

Com Caio Bellandi, Daniel Soares, Fagner Torres e Luara Ramos

Programa também em vídeo, no Youtube do Lado B!

Aju...